UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Competição pode levar também ao Mundial da Fifa

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como a Libertadores do ano que vem, a Copa Sul-Americana de 2004 poderá ser uma forma de acesso ao Mundial de Clubes da Fifa, que deve ter sua segunda edição na metade de 2005 nos EUA.
A Conmebol, entidade que controla o futebol sul-americano, deverá enviar quatro representantes para a esperada segunda edição do Mundial. Os campeões dos dois principais interclubes da entidade (pelo menos) teriam vaga cativa no torneio da Fifa, portanto.
A Folha revelou que a intenção dos cartolas do continente é valorizar a Copa Sul-Americana, transformando a competição em um ""trampolim" para o torneio da Fifa -o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é um dos dirigentes que tratam do Mundial de Clubes na máxima entidade do futebol.
A primeira edição da Copa Sul-Americana, que aconteceu no ano passado, foi desprestigiada pelo clubes brasileiros, que nem chegaram a atuar -o San Lorenzo, da Argentina, ficou com o título.
Neste ano, apesar das brigas nos bastidores para ver quem ficava com as vagas brasileiras, muitos clubes deixaram a competição em segundo plano. Mesmo o São Paulo, único brasileiro que conseguiu chegar às semifinais, estreou contra o Grêmio com um "mistão".
O sistema de eliminatórias nacionais que foi adotado neste ano deverá seguir na Copa Sul-Americana de 2004. Neste ano, só dois dos 12 times que representaram o país no torneio foram à fase internacional.
Como seriam quatro vagas sul-americanas no Mundial da Fifa -a competição deverá contar com 16 equipes-, talvez até o campeão da edição deste ano da Copa Sul-Americana jogaria no torneio.


Texto Anterior: Futebol: Sul-Americana abre porta a ascendentes
Próximo Texto: Cruzeiro acerta 1º reforço para o ano que vem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.