São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem Franca, começa a Liga das Américas

Atual vice-campeão do Brasil foi excluído por CBB

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem o Franca, atual vice-campeão brasileiro, será aberta hoje, em Guaynabo (Porto Rico), a Liga das Américas. A competição foi criada pela Fiba América (entidade que controla o basquete no continente) e será classificatória para a recriação do Mundial de clubes.
O Grupo A terá início hoje, com dois jogos: Metros Santiago (República Dominicana) x PBL All-Stars (EUA) e Cangrejeros de Santurce (Porto Rico) x Soles de Mexicali (México).
Flamengo e Minas estão no Grupo C, que será disputado em Belo Horizonte, a partir do dia 19. Já o Brasília, atual campeão brasileiro, foi alocado na chave D e jogará em janeiro, em Mar del Plata (Argentina).
O Franca foi excluído pela Confederação Brasileira de Basquete da Liga das Américas e da Liga Sul-Americana por não ter se inscrito no Nacional-08. Graças a isso, às desistências e ao fim das atividades de outros clubes, o Flamengo, sétimo colocado do Nacional-07, ganhou uma das três vagas brasileiras no torneio continental.
Descontente, o time paulista entrou com duas ações na 28ª Vara Cível de São Paulo para garantir lugar nos eventos.
"Vamos perder dinheiro, visibilidade na mídia e patrocinadores. Estamos atrás de nossos direitos", afirma José Luiz Lana Mattos, vice do Conselho Deliberativo do Franca, que é o responsável pelas ações.
O advogado fala até em tentar impedir a realização do grupo programado para Belo Horizonte. "Disse para o Alberto García [secretário-geral da Fiba América] que não podemos interferir nas chaves fora do país, mas é possível pedir a paralisação da que será no Brasil."
Caso não jogue a competição, o Franca cogita pedir ação indenizatória contra a CBB.
O clube foi um dos criadores da Associação dos Clubes de Basquete, que deve organizar um torneio concorrente ao Nacional em 2008. O movimento já teve a adesão de Araraquara, Assis, Limeira, Paulistano e Pinheiros, entre outros clubes.
O torneio da CBB só terá um time com vínculo no Estado, a Ulbra, que tem parceria com o São Bernardo. Contudo, a equipe deve mandar seus jogos do Nacional em Canoas (RS).


Texto Anterior: Sem acordo, Rodrigão deve sair
Próximo Texto: Após vaga olímpica, Giba pede reconciliação com Ricardinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.