São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

classificado

Palmeiras triunfa nas alturas

Brasileiros vencem o Real Potosí a 3.967 m de altitude e garantem vaga na 2ª fase da Libertadores

Real Potosí 0
Palmeiras 2

Martin Alipaz/Efe
Cleiton Xavier celebra em Potosí

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem os 3.967 m de altitude impediram o Palmeiras de vencer novamente o Real Potosí e se garantir na fase de grupos da Taça Libertadores da América.
Cleiton Xavier e Keirrison, que já haviam deixado suas marcas nos 5 a 1 impostos na semana passada, no Parque Antarctica, foram os autores dos gols da noite na casa boliviana.
O Palmeiras, que disputa sua 14ª edição do torneio interclubes, estreia na segunda fase no próximo dia 17, contra a LDU, em Quito, pelo Grupo 1. Os equatorianos são os atuais campeões. Bateram o Fluminense nos pênaltis em 2008.
No dia 3 de março, o Palmeiras abrirá o Parque Antarctica para receber o Colo Colo, do Chile. Em 8 e 15 de abril, o adversário será o Sport, primeiro no Recife e depois em São Paulo. No dia 21, a equipe recepciona a LDU e, oito dias depois, fará o último jogo da fase de grupos ao visitar os chilenos.
Faz dez anos que o Palmeiras conquistou a única Libertadores de sua história, quando, com Luiz Felipe Scolari, triunfou sobre os colombianos do Deportivo Cali nos pênaltis.
Ontem, a temida altitude de Potosí causou apenas um mal- -estar momentâneo no atacante Willians, que, após acertar a trave do goleiro Mauro Machado, aos 23min, curvou-se com as mãos no joelho e vomitou no gramado. No segundo tempo, ele deu lugar a Jumar.
De resto, o que se viu foi um time local desesperado para tentar diminuir a vantagem brasileira obtida no primeiro jogo. Sobrou velocidade, mas faltou técnica ao Real.
Mesmo com a perigosa insistência palmeirense em cometer infrações próximas de sua área, os anfitriões não conseguiram aproveitar essas oportunidades. Boa parte das bolas cruzadas, o maior temor dos brasileiros, nem sequer chegou às mãos do goleiro Bruno.
No único lance desse tipo que deu certo, o arqueiro foi traído pela velocidade da bola em um cruzamento de Suárez que acabou indo direto para a meta e só parou no travessão.
Minutos depois, porém, veio o gol de Cleiton Xavier, que fulminou qualquer tentativa do time boliviano de reagir.
Na etapa final, Vanderlei Luxemburgo dosou o fôlego da equipe com as entradas de Lenny e Jeci nos lugares de Diego Souza e Danilo, respectivamente. E Keirrison, aos 30min, ainda se aproveitou de vacilo da defesa para ampliar.
Paralelamente à disputa da principal competição do continente, os comandados de Luxemburgo tentarão se manter entre os primeiros colocados do Paulista. Com um jogo a menos que os demais, o time é o segundo colocado.
A delegação palmeirense deverá chegar por volta das 17h20, hoje, a Guarulhos. Amanhã, volta aos trabalhos com vistas ao clássico diante do Santos, no domingo, em casa.
Luxemburgo deverá ter todo o elenco à disposição, exceção feita ao goleiro Marcos, que se recupera de lesão muscular.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Para reencontrar vitória, Santos escala incógnitas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.