São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

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MOTOR

Mad Max

Queda do presidente da FIA já é consenso; questão agora é tentar descobrir quem armou arapuca e por quê

FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

NA OUTRA ponta do telefone, alguém muito bem informado sobre os meandros da FIA, da FOM, sobre os bastidores da F-1, enfim. O assunto da conversa, claro, Max Mosley. Ou "Mad Max", apelido criado pela imprensa inglesa há anos baseado na sua verve para inventar regras na F-1 e que, nesta semana, ganhou outra conotação.
Duas conclusões são consensuais. A primeira, o inglês não agüentará a pressão e vai cair, por bem ou por mal -leia-se, renunciando antes ou sendo deposto na Assembléia Geral. A segunda, armaram para ele.
Mas quem?
É aí que a história passada no subsolo de uma casa em Chelsea, já cantada e decantada e sobre a qual tudo já foi dito, ganha dimensões e escancara cenários bem interessantes.
São quatro as possibilidades.
Há a versão News Corp., a mais popular até agora. No ano passado, Mosley decidiu processar o "Times" e Martin Brundle, que, em sua coluna no jornal, classificou a investigação da FIA sobre a McLaren de "caças às bruxas". Ocorre que "Times" e "News of the World" pertencem ao grupo News Corp. Habituado a empreender espionagens do mais baixo nível sobre figuras públicas do Reino Unido, o tablóide teria feito o serviço sujo para o irmão mais sério.
Este colunista tem uma protoversão, sem bases científicas, fruto apenas de um estranhamento: Ecclestone não fez a mínima questão de defender o colega ou de colocar em dúvida a veracidade das cenas. Pelo contrário, já no domingo disse que, "se as cenas foram verdadeiras, deve ser uma piada". Com amigos assim...
A conclusão não é das mais difíceis.
Da pessoa com quem conversava, ouvi a terceira possibilidade. E que, para mim, tornou-se já naquele instante a preferida, por vir de quem veio. Uma multa de US$ 100 milhões, diz, seria um bom motivo para tentar arrasar com a carreira de alguém. Junte-se essa verdade às ambições de Ron Dennis e aos rumores sobre sua saída da McLaren ao fim do ano e, voilà, temos uma suspeita.
E, claro, se você chegou até aqui, deve ter também alguma tese.
Qual é?

COINCIDÊNCIA
Frase certeira que chega por e-mail: "Putz, e o Balestre não viveu para assistir a tudo isso..." Aliás, pouca gente se deu conta que as imagens, segundo o "News of the World", foram gravadas na sexta-feira, dia da morte do antecessor. Bela homenagem, a de Mosley.

PLANO B
A Linea, Liga Nacional de Esportes Automotor, que tenta fazer automobilismo enquanto a CBA dorme e vibra com sua filha única, a Stock, divulgou o calendário do seu Paulista de kart, em Interlagos -de onde a Fasp fugiu. Serão nove etapas de sete categorias, a primeira delas em 19 de abril.


fseixas@folhasp.com.br

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