São Paulo, domingo, 05 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUCA KFOURI

Quem chega melhor às finais


Qual dos times do Trio de Ferro tem melhores chances de ganhar o Paulistinha de 2009? Ou será o quarto?

PALMEIRAS, São Paulo e Corinthians. Ou São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Ou, ainda, Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Qualquer que seja a ordem de classificação, os três gigantes paulistanos estão nas semifinais do Paulistinha que, agora, enfim, passa a ter graça.
O quarto classificado será conhecido hoje, com melhores possibilidades para o gigante do litoral, o Santos, embora não sejam desprezíveis as chances tanto da Portuguesa, que tem tradição mas se apequenou dramaticamente neste século, quanto do Santo André.
Para variar, o São Paulo dá a impressão de chegar em condições superiores à reta final do Paulista, embora não faça segredo de que entre o estadual e a Libertadores dará preferência ao torneio continental, por razões tão óbvias que nem precisa explicar.
E não bastará garantir a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores, coisa que deve acontecer nesta quarta-feira, se vencer o Defensor uruguaio em seus próprios domínios, no Morumbi.
Porque o tricolor quer somar pontos que lhe deem vantagem nas próximas fases.
Mas, mesmo com um elenco mais enxuto do que em outras temporadas, é mesmo a equipe do Morumbi quem chega mais embalado à decisão provinciana.
O Palmeiras também faz a opção obviamente preferencial pela Libertadores, embora sob uma desconfiança diretamente proporcional ao entusiasmo que causou no começo de sua campanha quando era o único time que jogava um futebol digno de ser visto.
O Sport no meio do caminho é uma incógnita a ser resolvida na equação do Paulistinha.
Se o Palmeiras não vencer na Ilha do Retiro, deverá concentrar seus esforços na busca do consolo do bicampeonato estadual, insuficiente para compensar a frustração do sonho, mas o objetivo que restou.
Moralmente destroçado, porém.
Se vencer, encontrará motivação para reagir definitivamente em busca do bi americano, e, aí, o estadual que se dane.
Com dois rivais divididos, parece claro que o Corinthians leva vantagem sobre ambos e, se não for o Santos o quarto classificado, favorito para levantar a taça paulista pela 26ª vez em sua história.
Mas basta olha a trajetória invicta do alvinegro para reduzir uma avaliação tão otimista.
Porque no confronto com os times da Série A do Brasileirão neste Paulistinha, o Corinthians ficou no penúltimo lugar de uma hipotética classificação entre os seis paulistas do torneio nacional, adiante apenas do Barueri, embora com os mesmos sete pontos que São Paulo, Santos e Santo André, perdendo nos critérios de desempate.
Para quem se preparou com significativa antecedência em relação aos grandes, convenhamos, é pouco.
Em tais confrontos, o Corinthians só ganhou do Santos e empatou com os outros quatro.
Claro que decisão é decisão e o imponderável sempre joga muito, principalmente se for uma torcida apaixonada que não tem outro campeonato para torcer no momento.
Mas o Corinthians tem mais obrigação que seus rivais.

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Decisivo, Kléber Pereira perde espaço no Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.