São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa é 7º na Malásia e volta a liderar Mundial

Brasileiro supera problemas e ultrapassa companheiro Alonso na classificação, que tem 7 pilotos separados por apenas 9 pontos

Diego Azubel/Efe
O brasileiro Felipe Massa, líder do Mundial com dois pontos de vantagem sobre Fernando Alonso

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

Um treino de classificação desastroso. Uma corrida cheia de ultrapassagens. Um sétimo lugar. E a liderança do Mundial.
Em poucas palavras, foi este o final de semana de Felipe Massa na Malásia, onde aconteceu ontem a terceira etapa da F-1, prova que viu a primeira dobradinha da Red Bull no ano e a vitória de Sebastian Vettel.
Mas apesar do saldo positivo com que deixou Sepang, o ferrarista fez questão de manter o discurso "pé no chão", especialmente tendo em vista a performance de seus adversários -os sete primeiros colocados do Mundial estão separados por uma diferença de nove pontos.
"Estou satisfeito, mas não posso dizer que esteja feliz da vida, não", afirmou Massa.
"Claro que liderar o campeonato é bom, mas ainda é muito cedo. Temos mais 16 corridas pela frente e sabemos que temos muito o que melhorar em nosso carro, por isso temos que nos preocupar com o dia a dia."
Mas as coisas poderiam ter sido bem piores para o brasileiro tendo em vista os problemas na classificação, anteontem.
Esperando que a chuva que caía no início do treino aumentasse, tanto Ferrari quando McLaren preferiram esperar para marcar seus tempos. Mas ao contrário do que previam, a chuva aumentou. Quando foram à pista, já não havia como baixar os tempos. Massa acabou classificando-se em 21º.
Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari, partiu na 19ª posição. Jenson Button e Lewis Hamilton largaram em 17º e 20º, respectivamente.
Mas, assim como na semana passada, no GP da Austrália, Massa fez uma bela largada e já na primeira volta ganhou sete posições. A partir daí, com boa estratégia, foi ganhando posições. E, depois de 17 voltas perseguindo Button, finalmente conseguiu passar o campeão para assumir o sétimo posto a 13 voltas da bandeirada final.
E, também como no GP anterior, mostrou maturidade durante toda a prova, mesmo não tendo o melhor carro nas mãos.
"Depois do erro que cometemos na classificação e se levarmos em conta a posição em que eu larguei, este sétimo lugar era provavelmente o máximo que podia conseguir", disse Massa, que só por uma etapa, após vencer o GP da França em 2008, havia liderado o Mundial. Para assumir a ponta da tabela desta vez, o brasileiro contou com um pouco de sorte também.
Alonso, líder até então, teve problemas em seu F10 desde a volta de apresentação e viu seu motor estourar na penúltima volta, quando vinha em nono -marcaria dois pontos. Com o resultado, Massa, que tinha quatro pontos a menos que o parceiro no Mundial, abriu dois de vantagem agora.
"Esta corrida só mostra o quão importante é lutar em todas as voltas do campeonato."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.