São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Papagaio
Desde o início do Rio-São Paulo, o Corinthians já pegou empréstimos na Federação Paulista de Futebol que totalizam R$ 4 milhões. Talvez por isso o clube não tenha reclamado do fato de a Liga Rio-SP ter ficado com o valor da bilheteria da decisão de hoje, contra o São Paulo.

Voto certo
Outro que está em dívida com a FPF é o Santos, de Marcelo Teixeira. Que seguirá exatamente o que Eduardo José Farah pedir quando o assunto for a disputa entre CBF e Liga Nacional. Por enquanto, o presidente da Liga Rio-SP está com a primeira.

Saia justa
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) compareceu a evento da FPF que comemorou os cem anos do Paulista. Indagado se não gostaria de ver Farah como presidente da CBF, saiu pela tangente. Elogiou o dirigente, mas não quis se meter na disputa pelo poder no futebol.

Galera
Dos 600 convidados esperados pela organização do evento, só a metade apareceu. Entre os poucos ""vips", o mais assediado era Mateus Carrieri, um dos participantes do primeiro Casa dos Artistas do SBT. De presidente de clube grande, nenhum.

Regra quebrada
Apesar de as vaias terem sido proibidas no Pacaembu, por ocasião da festa pelo centenário do Paulista, apupos foram ouvidos quando o Vasco foi homenageado. Por causa de Eurico Miranda, o polêmico presidente do clube carioca. Para os demais clubes, só aplausos.

Sedução
O São Paulo planeja organizar um amistoso em prol da Gol de Letra. A idéia é reunir ídolos do clube no passado, inclusive os dois sócios da ONG, Leonardo e Raí, que foi convidado para integrar a diretoria do clube.

Dívida
O jogo seria uma forma de recompensar Raí, já que a antiga diretoria havia prometido um jogo de despedida com renda para a fundação.

Ponto de encontro
Os caminhos e descaminhos do futebol brasileiro passam, mais do que se pode imaginar, pela eleição na Fifa, marcada para o próximo dia 29. Dela, por exemplo, depende o calendário nacional para os próximos anos.

Dívida de gratidão
Se Joseph Blatter for reeleito para comandar a Fifa, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, passará a ser um dos dirigentes mais influentes na entidade que comanda o futebol no mundo. O suíço disse que o brasileiro e o argentino Julio Grondona são os que mais o apoiaram até agora.

Shalom
A Arábia Saudita, um dos países que pediram, sem sucesso, a desfiliação da Federação de Israel da Fifa, pretende fazer um protesto na Copa contra a atuação do governo Sharon no Oriente Médio. Se levar a ameaça adiante, terá problemas. Pode ser punida pela entidade que dirige o futebol, para a qual esporte e política não se misturam.

Repescagem
A Nova Caledônia não desistiu de entrar na Fifa. Após ter sido rejeitada pelo Comitê Executivo da entidade, o território na Oceania tentará se tornar o 205º membro da Fifa em 2004, quando serão aceitos novos filiados.

Choque térmico
A Fifa negou pedido da Dinamarca, que queria alteração no horário de seus jogos. Os europeus, que jogam duas vezes às 15h30, acham que Uruguai e França estão sendo beneficiados pois fugirão do calor asiático.

Preleção
Fábio Koff se reúne hoje à noite em São Paulo com Fernando Carvalho, presidente do Inter-RS e seu vice no Clube dos 13. Vai dizer a ele a posição da entidade na questão dos tribunais esportivos, tema da reunião de amanhã do grupo de criação do Código de Defesa do Torcedor.

Livre
O dirigente gaúcho defende a desvinculação total do STJD da CBF e a criação de um Comitê de Penas, com julgamento sumário para a maioria dos casos.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do técnico Nelsinho, sobre o atacante Dill ser escalado hoje mesmo sem ainda ter marcado gols pelo São Paulo:
- O Dill vai jogar porque foi contratado.

CONTRA-ATAQUE

Era o que faltava

Portugal surpreendeu o atacante Ronaldo.
O jogador da Inter e da seleção rasgou elogios para o país onde o Brasil jogou no último dia 17, mas se assustou com algumas "manias" lusas.
A diferença de vocabulário também surpreendeu o jogador, que não entendeu quando um pai pediu um autógrafo para seu "puto" (garoto).
Mas no clube esportivo em que foi fazer hidroginástica ocorreu o que Ronaldo achou o mais engraçado da viagem.
Ao chegar ao clube, o atacante se preparava para entrar na piscina quando um funcionário do local o surpreendeu.
Já de sunga, o atacante foi informado de que não poderia entrar na piscina daquele jeito.
Faltava um acessório indispensável na opinião dos portugueses: a touca.
O astro brasileiro é conhecido em todo o mundo por sua careca, pois raspa quase diariamente o cabelo.
Não teve jeito, a carequinha, que tornou-se sua marca registrada, mergulhou protegida em uma bela touca.



Próximo Texto: Ronaldo enfrenta hoje seus temores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.