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AUTOMOBILISMO
Na Espanha, alemão obtém 2ª vitória no ano na F-1, porém novo carro da Ferrari fica abaixo do esperado
Schumacher ganha GP, mas não assusta
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA
Foi a terceira vitória seguida de
Michael Schumacher na Espanha,
a segunda do ano, a primeira da
nova Ferrari. Mas o alemão e a
equipe não se iludem. Ao contrário do que se esperava, o F2003-GA não assustou a F-1.
Em sua estréia, o modelo ferrarista cruzou a linha de chegada
com apenas 5s716 de vantagem
para o Renault de Fernando Alonso, o grande nome da prova.
Rubens Barrichello, ao volante
da outra unidade do F2003-GA,
completou o pódio de Barcelona.
"Apesar de eu ter largado na pole e liderado toda a corrida, não
foi tão fácil como pode parecer.
Eu precisei acelerar muito forte e
ficar atento à aproximação do Renault", disse Schumacher.
Barrichello seguiu a mesma linha: "A estréia não foi lá essas coisas. O carro andava muito, muito
bem quando o pneu estava novo,
mas, depois, caía. Não consegui
nem ameaçar o Alonso".
Com os desempenhos pífios de
McLaren e Williams em Barcelona, Alonso e a equipe Renault se
tornaram os grandes rivais da
Ferrari. Por muito pouco o espanhol não saltou para a liderança
logo na largada -se o fizesse, fatalmente dispararia para vencer.
Largando em terceiro, atrás das
Ferraris, ele superou Barrichello e
foi para cima do alemão. Mas,
poucos metros antes da primeira
curva, levou o troco do brasileiro.
Barrichello, embalado, ainda
tentou ultrapassar Schumacher.
Fez a curva lado a lado com o
companheiro, porém teve que aliviar para evitar um choque.
Instantes depois, o safety-car
entrou na pista: parado no grid,
Antonio Pizzonia foi acertado por
trás por Kimi Raikkonen.
Com o reinício da prova, na sexta volta, as posições ficaram inalteradas. Alonso passou a pressionar muito Barrichello, mas só ganhou a posição nos pits.
Seu alvo, então, passou a ser
Schumacher, que não conseguiu
sumir na frente, como de hábito.
Durante toda a corrida, a maior
vantagem que o pentacampeão
impôs sobre o espanhol foi de
9s978, na 58ª das 65 voltas.
Lançado no dia 7 de fevereiro, o
F2003-GA nasceu com a missão
quase impossível de ser melhor
do que seu antecessor, o F2002,
carro que venceu 14 dos 15 GPs
que disputou no ano passado.
Nos testes pré-temporada,
apresentou muitos problemas,
quebrou várias vezes.
E o resultado de ontem mostrou
que o carro ainda precisa sofrer
ajustes. "Vamos voltar ao trabalho amanhã [hoje" para preparar
tudo para a Áustria [próxima etapa, no dia 18"", disse Jean Todt,
diretor esportivo do time.
A Ferrari vai fazer um trabalho
intensivo nesta semana, com três
pilotos (Barrichello, Luca Badoer
e Felipe Massa) em três circuitos
(Monza, Fiorano e Mugello).
Um dos focos de atenção será o
rendimento dos pneus Bridgestone. "Em circuitos com asfalto
abrasivo, como o de Barcelona,
acho que teremos dificuldade
com os Renault [cliente da Michelin"", disse Schumacher, deixando de lado Williams e McLaren.
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