São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

África liberará álcool até 5 horas antes dos jogos

Plano de venda de bebida protege patrocinador

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

Numa contradição quanto à preocupação com a presença de hooligans bêbados durante a Copa do Mundo, o governo sul-africano liberou a venda de bebidas alcoólicas nos estádios três horas antes do início das partidas.
No caso do jogo de abertura e da final, a janela é ainda maior: cinco horas antes dos jogos. Isso significa venda de bebida alcoólica já a partir das 11h para torcedores que acompanharão África do Sul x México, dia 11, no Soccer City.
As regras estão em texto de 23 de abril, obtido pela Folha, do Ministério da Indústria e Comércio sul-africano com a regulamentação do consumo de álcool durante a Copa. O texto, que tem consentimento da Fifa, ainda pode mudar, mas é pouco provável.
As mesmas regras valerão para os "fan parks", grandes áreas ao ar livre que devem reunir multidões para acompanhar os jogos em telões.
Curiosamente, não haverá restrições aos jornalistas credenciados para a Copa. No centro de imprensa, ao lado do Soccer City, a venda de álcool estará liberada todos os dias, das 10h às 22h.
Para proteger a Budweiser, patrocinadora do evento, a venda de bebida alcoólica no perímetro dos estádios terá de ser encerrada uma hora antes dos jogos. É um veto aos ambulantes, um jeito de prestigiar quem adquiriu a licença para vender nas arenas.
Para tentar evitar baderna, o texto promete que "pessoas visivelmente sob influência de álcool" não poderão comprar mais bebida. Quem tiver comportamento agressivo será retirado dos estádios.
Entre as maiores preocupações dos organizadores está a possível ação de hooligans. Autoridades sul-africanas e inglesas já estão trabalhando em conjunto para barrar arruaceiros mais conhecidos de desembarcar no país.


Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: É um fanfarrão!
Próximo Texto: Copa 2010 - Contagem regressiva: 37 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.