São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians passa Mundial rebaixado

Após ser derrotado pelo Flamengo, clube dividirá com rival Palmeiras degola pelo menos até o final da Copa do Mundo

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Exatos 31 dias após a dor de ter sido eliminado pelo River Plate da Taça Libertadores, o Corinthians soube ontem que terá mais de um mês para lamentar outro calvário.
Ao perder por 2 a 0 para o Flamengo, no Morumbi, o time do Parque São Jorge deu as mãos a seu maior rival, o Palmeiras, e também ficará na zona de rebaixamento do Brasileiro durante toda a Copa.
"Vamos ter quarenta dias para trabalhar. Temos de colocar a cabeça no lugar", lamentou o atacante corintiano Nilmar.
Com a paralisação do Nacional, por conta do Mundial da Alemanha, a competição só será retomada a partir de 12 de julho. Enquanto isso, o Corinthians terá de conviver com a 18ª posição no Brasileiro, que o deixa entre os quatro últimos colocados. Se a disputa terminasse ontem, a equipe alvinegra estaria rebaixada juntamente com o seu arquiinimigo do Parque Antarctica.
Os jogadores do Corinthians, que já haviam sido cobrados pelos torcedores durante um treino, terão agora dez dias de folga para fugir da pressão da torcida, que protestou ontem após a partida, e tentar esquecer a pífia campanha até aqui.
No dia do "aniversário" da traumática eliminação do torneio sul-americano, o escrete corintiano completou 360 minutos sem balançar as redes e ampliou o pior jejum de gols na era MSI, parceira do clube desde 2005. O último tento do Corinthians foi marcado pelo volante Marcelo Mattos, na vitória por 4 a 2 sobre o Vasco, há mais de duas semanas, em São Januário. De lá para cá, passou quatro jogos em branco: Goiás, Santos, Inter e o Flamengo.
Mesmo com sete desfalques (os argentinos Tevez e Mascherano e o meia Ricardinho, na Copa, Gustavo Nery, Carlos Alberto, Bruno Octávio e Edson, machucados), os corintianos tentaram mostrar força.
Mas no primeiro tempo, das cinco finalizações corintianas só uma foi em direção ao gol, segundo o Datafolha. O atacante Nilmar, aos 33min havia recebido passe do companheiro de posição Rafael Moura, avançou entre os seus marcadores, driblou o goleiro Diego, mas o zagueiro Juan tirou a bola que ia entrar na meta.
Já o Flamengo, que se safou da zona da morte, acertou dois arremates no gol dos cinco feitos. O meia Renato, ex-Corinthians, num chute que o goleiro Silvio Luiz espalmou. E o avante Obina, num cabeceio.
Na volta para o segundo tempo, os corintianos, que não acertaram o pé na forma na etapa inicial, tomaram um castigo perto dos 2 minutos. Renato avançou pela esquerda e cruzou para o atacante Peralta, de primeira, dentro da área, abrir o placar. Os corintianos sentiram o gol e aos 13min, numa falha de Marcelo Mattos, que espanou errado, Obina passou pelo zagueiro Sebá e ampliou.
Rafael Moura acertou o travessão, aos 16min, e Nilmar, a trave, aos 41min. Três minutos antes, o zagueiro Marcus Vinícius foi expulso. Marcas de um time sem sorte e enfraquecido.


Texto Anterior: A rodada
Próximo Texto: Saiba mais: Marcelinho apóia torcida, e critica a todos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.