São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIPISMO

Alteração no regulamento da seletiva fere lei

FABIO GRIJÓ
DA SUCURSAL DO RIO

A seletiva de saltos para o Pan, encerrada anteontem, corre o risco de parar no tapetão. Apenas César Almeida conquistou vaga.
Restam dois postos indefinidos no time, que contará com cinco cavaleiros nos Jogos do Rio.
O ponto de contestação é o índice técnico estabelecido pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) em 9 de abril. O cavaleiro que obtivesse mais de 28 pontos perdidos estaria eliminado. Apenas Almeida ficou abaixo do teto.
A alteração na regra está irregular, segundo um especialista em direito desportivo ouvido pela reportagem, pois ocorreu 40 dias antes do início da seletiva, em São Paulo, em 19 de maio. Segundo o parágrafo quarto do artigo nono do Estatuto do Torcedor, "o regulamento definitivo da competição será divulgado (...) 45 dias antes de seu início".
"Uma vez aprovado o regulamento, não poderia haver alteração fora do prazo [estabelecido na lei]. O atleta tem os mesmos direitos do torcedor", disse o advogado Marcílio Krieger, especialista em direito desportivo.
O presidente da CBH, Maurício Manfredi, disse não conhecer o Estatuto do Torcedor de cor.
A Folha apurou que cavaleiros que disputaram a seletiva estão se organizando para contestar o índice no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da confederação.
Após a seletiva, o vice-presidente da CBH, Roberto Souza Leão, disse que pretende convocar assembléia na entidade para anular a "nota de corte".
Sem o teto, estariam classificados o segundo e o terceiro colocados nas seletivas, Vitor Alves Teixeira e Karina Johannpeter.
Com o índice, os dois nomes restantes serão escolhidos pela chefe de equipe, anunciada ontem: Lúcia Santa Cruz.
Rodrigo Pessoa ainda se mantém indefinido. Por divergências em relação às seletivas, ele não definiu presença no Pan, apesar de estar pré-classificado.


Texto Anterior: Soninha: O objetivo é...
Próximo Texto: Ataque do São Paulo se iguala a Expressinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.