São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA DOS CAMPEÕES

Uefa exclui Porto por causa de suborno

DA REPORTAGEM LOCAL

O Porto foi excluído da Copa dos Campeões 2008/2009 pela Uefa ontem devido a escândalo de suborno no Campeonato Português 2003/2004.
Segundo a entidade que rege o futebol europeu, o atual campeão português ficará fora do mais importante interclubes da Europa na próxima temporada porque atuou em esquema sujo com árbitros do país.
O Comitê de Controle e Disciplina da Uefa avaliou que as infrações relacionadas com o julgamento do caso em Portugal correspondem a ""uma atividade com o objetivo de combinar ou influenciar o resultado de um jogo". Isso fere o regulamento da milionária Copa dos Campeões.
A decisão poderá ser derrubada por meio de recurso, mas o Porto terá que agir no prazo de três dias (a partir da notificação, aplicada ontem).
O clube, que venceu por duas vezes a Copa dos Campeões, a última em 2004, irá recorrer, mas não deu detalhes do caso.
Dois jogos do Português 2003/2004 teriam sido apitados por juízes ""comprados", em caso conhecido como "Apito Dourado". No mês passado, o Porto perdeu seis pontos na tabela e foi multado em 150 mil pela Comissão Disciplinar da liga portuguesa.
O Porto não protestou porque tinha vantagem na liderança do Português -acabou 14 pontos à frente do Sporting. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do clube, foi suspenso por dois anos e multado em 10 mil.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Atenção: coluna irônica!
Próximo Texto: Olimpíada: Iraque é punido e pode não ir a Pequim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.