São Paulo, sexta-feira, 05 de junho de 2009

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Alterações no carro e retrospecto dão ânimo à Ferrari

Escuderia coloca à prova mudanças no F60 e confia no fato de só seus pilotos terem triunfado até hoje em Istambul

Massa e Raikkonen creem que os ajustes irão reduzir a vantagem a Brawn, que diz que só o Kers já deve dar aos rivais uma boa vantagem


Luca Bruno/Associated Press
O finlandês Kimi Raikkonen, que testará hoje na Turquia novo pacote de mudanças da Ferrari

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Foram seis corridas, e a melhor posição foi o terceiro lugar de Kimi Raikkonen em Mônaco. Um início aquém do esperado para a Ferrari, que venceu oito dos últimos dez Mundiais de Construtores da F-1.
Com só 17 pontos em 2009, a chegada do GP da Turquia, neste domingo, às 9h (de Brasília), parece ter dado novo fôlego aos pilotos da escuderia italiana.
Não só pela chegada de um pacote de novidades para o F60 mas também pelo fato de Raikkonen e Felipe Massa terem aproveitamento de 100% no circuito de Istambul, seja na classificação, seja na corrida.
Os dois são os únicos pilotos a terem vencido na pista turca, no calendário desde 2005.
No ano de estreia, o finlandês -que na época corria na McLaren- saiu na pole e ganhou a prova. De 2006 até o ano passado, foi a vez de Massa repetir o desempenho, também com pole e triunfo nas três ocasiões.
"O Felipe ganhou mais vezes que eu, mas acredito que, se tivermos um carro tão bom como na última corrida, estaremos bem fortes aqui", disse Raikkonen, que não chega em primeiro desde o GP da Espanha de 2008. "Mas temos que esperar até os treinos." As primeiras sessões ocorrem hoje.
Para Massa, uma boa exibição da Ferrari seria um excelente modo de se redimir. "Tomara que a gente aproveite, após tudo o que passamos."
Ele se refere às três primeiras etapas, em que a Ferrari não pontuou. Após o sexto lugar de Raikkonen no Bahrein, o time adotou grande pacote de mudanças em Barcelona, quando Massa, enfim, somou pontos.
Na prova seguinte, em Montecarlo, pela primeira vez o time colocou seus dois pilotos na zona de pontuação. "Desta vez o pacote não deve trazer mudanças tão significativas como na Espanha, quando introduzimos o difusor duplo", explicou o brasileiro sobre a peça na traseira dos carros para dar mais pressão aerodinâmica e que no início do ano só era usada por Brawn, Toyota e Williams.
Na Turquia, a Ferrari terá pequenas modificações, como nova asa traseira, um assoalho mais leve, pequenas asas na área de refrigeração dos freios e nova carenagem nas rodas dianteiras. "Será importante para diminuirmos a vantagem dos outros times", falou Massa.
Para a Brawn, líder do Mundial de Construtores, só o Kers, sistema que armazena e transforma a energia desperdiçada nas freadas em potência, deve gerar à Ferrari ganho de três décimos de segundo por volta.
"Eles poderão incomodar a gente nesta pista", adiantou Rubens Barrichello.
NA TV - Treino do GP da Turquia Sportv, ao vivo, às 8h

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