UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1

Chuva atrapalha elite, e time mais nanico consegue o melhor tempo na França

Ajudada pelo regulamento, Minardi vive dia de Ferrari

DO ENVIADO A MAGNY-COURS

A sexta-feira de Magny-Cours será lembrada para sempre pela mais nanica equipe da F-1, a Minardi. Ontem, amparada pelo novo regulamento, a escuderia italiana viveu um dos melhores dias dos seus 18 anos na categoria.
Com Jos Verstappen e Justin Wilson, o time obteve os dois melhores tempos na sessão pré-classificatória para o GP da França.
Regada a vinho italiano, a festa já corria solta em seus caminhões quando, duas horas mais tarde, o carro do Wilson foi desclassificado por estar 2,5 kg abaixo do peso mínimo, de 605 kg. A Minardi não se importou: Verstappen, afinal, continuou em primeiro.
"É o melhor momento da nossa história. Um dia fantástico", dizia o dono da escuderia, Paul Stoddart, ao batalhão de repórteres que o cercou depois do treino. "Não poderia imaginar nada melhor. Sinto pelo Justin, mas ele sempre saberá que marcou o segundo melhor tempo aqui."
Com a desclassificação de Wilson, Ralph Firman, da Jordan, passou para o segundo posto.
A Ferrari? Ficou lá atrás. Rubens Barrichello terminou o treino com a décima posição, seguido por Michael Schumacher.
A "culpa" pelo resultado mais maluco dos últimos anos na F-1 foi da chuva. Pela primeira vez, aconteceu algo previsto pela FIA quando da criação do novo regulamento: pista molhada no início do treino e seca no final.
Assim, os primeiros a irem para a volta lançada, seguindo a classificação do Mundial, foram prejudicados. Com o asfalto encharcado, Schumacher fez 1min27s929. Kimi Raikkonen, vice-líder do campeonato e segundo na pista, cravou 1min29s120 -foi o 16º.
Verstappen, penúltimo a participar do treino, fez 1min20s817.
"Demorou 101 GPs e nove anos e meio, mas o dia finalmente chegou. Estou muito feliz por toda a equipe", declarou o holandês.
Quando a pista começou a secar e os tempos passaram a cair, todas as atenções se voltaram para a Minardi. "Todo mundo estava torcendo para eles", disse Barrichello. "A Minardi está de parabéns. Fez um trabalho fantástico", afirmou Schumacher.
Como prêmio, Verstappen será o último a entrar na pista hoje, no treino que irá definir o grid, às 9h (de Brasília), com TV. Teoricamente, uma vantagem, principalmente se a situação da pista se repetir. (FÁBIO SEIXAS)


NA TV - Treino oficial do GP da França, Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Treino é o mais esvaziado da F-1 desde 1982
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.