São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KLOSE x VILLA

Artilheiros natos e donos de ótimas marcas em Copas, centroavantes serão protagonistas em Alemanha x Espanha

Alemão supera má fase e aposta em mira certeira

DO ENVIADO A PRETÓRIA

Carpinteiro, Miroslav Klose iniciou a carreira em times de divisões inferiores e de aspirantes da Alemanha. Atingiu uma equipe de primeira linha somente aos 22 anos.
Superou-se, conseguiu contratos milionários e gols por sua seleção. Mas mostrou irregularidade na última temporada e foi relegado ao banco de reservas em alguns jogos do Bayern de Munique.
Isoladas de contextos, as frases sinalizam um jogador qualquer. Só que a descrição se aplica ao atacante da Alemanha que está a dois gols de se tornar o maior artilheiro de Copas do Mundo.
Tem 14 tentos, um a menos do que o brasileiro Ronaldo. E ainda jogará duas partidas pelo Mundial-2010.
"Gostaria de fazer cinco gols no mínimo [nesta Copa]. Se fizer seis, ficarei muito feliz", afirmou ele, que tem quatro até este momento.
Klose, 32, polonês de nascimento, costuma estabelecer metas antes das competições. Para atingi-las, conta com um estilo simples e eficiente de jogar futebol.
Na Copa-2010, chutou 11 vezes a gol. É apenas o 11º em número de conclusões. Mas tem aproveitamento de 36% em gols nessas finalizações. Ou seja, fez praticamente um tento a cada três vezes que tentou. Ao lado do eslovaco Vittek (eliminado nas oitavas de final), é o mais certeiro do Mundial da África do Sul.
Foi assim que Klose chegou à média de 0,77 gol por jogo em Copas -esteve, além desta, nas de 2002 e 2006-, praticamente igual à de Ronaldo. E pode superá-lo.
"Não tenho como dizer [se Ronaldo está nervoso com a possibilidade de perder o título de artilheiro]. Espero que não esteja preocupado. Falei com ele no final, em 2002. Naquela época, nunca pensei que estaria tão perto dele", disse Klose, sorriso no rosto. (RODRIGO MATTOS)


Texto Anterior: Presidente da federação quer manter Maradona na seleção
Próximo Texto: Espanhol supera até Pelé e aposta em dinamismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.