São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI DE PRAIA

Após lesão, Juliana vira alvo das adversárias

Menos veloz, atleta é exigida no passe, mas se garante em Pequim

Jogadora, que abriu mão de cirurgia e apostou em fisioterapia, passa com sucesso pelo último teste antes da estréia nos Jogos

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL A PEQUIM

Juliana passou pelo último teste para assegurar sua participação em Pequim. Agora, aproveita os treinos para se adaptar às limitações impostas pela contusão no joelho direito. E com um obstáculo a mais: ela virou alvo das adversárias após a contusão no joelho direito.
Na etapa da Áustria do Circuito Mundial, último campeonato disputado pela dupla, foi bastante exigida no passe.
"As adversárias sacavam muito em cima dela. Ela respondeu muito bem, não teve problema para fazer os movimentos", afirmou o fisioterapeuta Julius Queiroz no desembarque do time ontem.
O técnico da dupla, Reis Castro, aponta outra dificuldade decorrente da lesão: diz que a parceira de Larissa não tem a mesma velocidade de antes. Mas assegura que, durante o período de preparação feito Brasil e no último compromisso da equipe, na Áustria, as brasileiras já conseguiram adaptar seu jogo à nova realidade.
"Ela teve uma perda de velocidade, principalmente para buscar bolas mais longas. Mas estamos buscando os atalhos para evitar que isso nos atrapalhe. Já estamos nos adaptando a novas situações", afirmou.
A determinação de Juliana foi fundamental para sua recuperação, segundo Queiroz.
A jogadora foi submetida a sessões de drenagem linfática e trabalhos de reforço muscular, incluindo caminhadas na areia logo no início do tratamento.
Quando se machucou, foi aconselhada por alguns médicos a passar por uma cirurgia. Após ouvir a avaliação de três médicos, um deles indicado pela confederação brasileira, a jogadora decidiu não ser operada. Juliana apostou em sessões de fisioterapia para tentar se recuperar. Desde o retorno, tem usado uma joelheira especial.
Antes de viajarem para a China, Juliana e Larissa disputaram uma parte da etapa de Klagenfurt (Áustria) do Circuito Mundial de vôlei de praia. As brasileiras avançaram até as quartas-de-final, mas se retiraram da competição para poupar o joelho de Juliana.
A atuação no torneio foi o último teste para assegurar a presença da atleta nos Jogos. A Confederação Brasileira de Vôlei já indicou Ana Paula como reserva de Juliana -Shelda é a suplente de Larissa. A mudança no time tem de ser feita antes do congresso técnico da competição, às vésperas da estréia.
O torneio feminino de vôlei de praia começa à 0h de sábado.
Ontem, Renata e Talita também chegaram a Pequim. Ricardo e Emanuel e Márcio e Fábio Luiz desembarcariam na madrugada de hoje.


Texto Anterior: Apoio: Clube espera bom público no parque


Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.