São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolívia "80%" quer parar rival

DA REPORTAGEM LOCAL

Para parar o Brasil e sair do Morumbi com pelo menos um empate ou até mesmo uma vitória, a Bolívia não precisará de força total. Isso é o que afirma o técnico boliviano, Ramiro Blacut.
Segundo o treinador, a seleção boliviana -última colocada nas eliminatórias, com seis pontos conquistados- entra na partida de hoje com condições e o objetivo de jogar "80% do que pode". Mesmo assim, diz Blacut, é possível fazer uma boa apresentação para, pelo menos, não perder.
"Nos dois últimos jogos [das eliminatórias] atuamos com apenas 40% de nossa capacidade. Agora nossa meta é chegar aos 70% ou 80%", explica o técnico boliviano, que em abril assumiu a seleção de seu país pela quarta vez.
Para tentar alcançar o que fora planejado e sair do Morumbi com no mínimo um ponto, Blacut escalará uma formação com cinco defensores, quatro meio-campistas e apenas um atacante -Joaquín Botero, que atua no Pumas, do México.
A estratégia boliviana visa manter Ronaldo e Adriano longe da grande área para evitar que tenham chances de finalizar a gol.
"Precisamos buscar o resultado. Não adianta perder de pouco", avalia o técnico boliviano.
A prioridade defensiva da seleção da Bolívia também é exaltada por seus atletas. "Nosso primeiro objetivo é não sofrer gols", afirma o zagueiro Juan Peña, que deve ser encarregado de marcar Ronaldo. "Já atuo há muito tempo na Espanha e estou acostumado a enfrentá-lo", diz o boliviano, que é jogador do Villarreal.
Nem o fato de a seleção brasileira não ter em campo cinco de seus titulares, castigados pela CBF por não terem sido liberados por seus clubes para irem ao Haiti para o chamado "jogo da paz", faz o treinador da Bolívia cogitar a hipótese de arriscar mais.
"Para nós, isso não muda nada porque há muitos bons jogadores no Brasil. É só ver o exemplo da Copa América. Lá eles jogaram com um time completamente diferente e, mesmo assim, foram campeões", lamenta Blacut.

Texto Anterior: Futebol: Time renega equilíbrio pedido por técnico
Próximo Texto: Impressão digital: Parreira troca pincéis por Photoshop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.