São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians tem elenco tamanho Série A

Clube tem contrato com 114 jogadores profissionais

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nesta temporada, o Corinthians definitivamente aderiu à tese de que por intermédio da quantidade é possível chegar à qualidade. O clube do Parque São Jorge tem um dos três maiores elencos do país.
Levantamento feito pela Folha aponta o líder da Série B como um dos três times com mais jogadores profissionais entre todos os participantes da primeira e da segunda divisão.
Na conta entram não apenas os atletas relacionados como integrantes dos elencos principais de cada equipe, mas todos aqueles com contrato de trabalho em vigência com o clube (incluindo juniores e atletas de times B) e que, portanto, podem defender o time no Brasileiro a qualquer momento.
Com 114 atletas registrados como profissionais na CBF, o Corinthians só fica atrás de Atlético-PR (124) e Cruzeiro (116). Os números foram baseados nos BIDs acumulativos de cada um dos 40 times das Séries A e B do Nacional.
Além dessas três equipes, apenas outras cinco contam com mais de cem jogadores sob contrato de trabalho.
O Corinthians, no entanto, é o único clube com elenco na casa da centena que não disputa a elite nacional nesta temporada.
Número muito acima do padrão da segunda divisão. A média de um elenco entre os 20 participantes da Série B neste ano é de 64 atletas profissionais. Na Série A, são 84,8 jogadores, em média, por time.
Entre os rivais do Corinthians, aliás, são raros os casos de equipes cuja lista de jogadores profissionais registrados na CBF ultrapassa a marca dos 80. Além do time paulista, apenas Paraná (81 atletas) e Bahia (97) têm grupos desse tamanho.
"É melhor trabalhar com uma margem maior de atletas do que faltar", diz o vice-presidente de futebol do Corinthians, Mário Gobbi.
"No começo do ano fomos chamados de time de volantes. Depois, por causa de contusões e suspensões, não tínhamos mais atletas da posição para colocar em campo. O mesmo ocorreu com laterais-direitos", exemplifica o dirigente.
Apesar do grande número de jogadores registrados como profissionais pelo clube, Gobbi ressalta que Mano Menezes tem à sua disposição um número bem menor de atletas. "O futebol profissional conta com mais ou menos 35 atletas. O ideal seria ter em torno de 30."
Mesmo nessa conta o Corinthians é vanguardista. A equipe está entre as que mais contrataram no ano. Até agora, já foram adquiridos 28 jogadores.
O mais recente, o lateral-direito Diogo, ainda nem se apresentou no novo clube.


Texto Anterior: Chile: Para Valvidia, empate contra Brasil é ruim
Próximo Texto: Adiado: Time não conta com Dentinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.