São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

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Petrobras acerta volta ao futebol no Brasileiro

Empresa vira único patrocinador oficial do torneio

EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC

Após anunciar um recuo em seus investimentos no esporte (e deixar de patrocinar o Flamengo), a Petrobras acertou com Clube dos 13 e CBF parceria para ser o patrocinador oficial do Brasileiro deste ano.
É a primeira vez que os responsáveis pelo torneio de clubes mais importante do país fazem um acordo desse tipo. A empresa será a única a explorar a logomarca do campeonato.
O Brasileiro tem outras três empresas como parceiras (TAM, Nestlé e Globo), mas não nos moldes da Petrobras.
O negócio foi fechado pela Globo Esporte, braço esportivo da emissora que tem os direitos de comercializar as propriedades do Nacional. O valor do acordo é de R$ 8 milhões e, por enquanto, é válido apenas para esta edição do campeonato.
No entanto, as partes negociam a renovação para as edições de 2010 e 2011. Para cada uma delas, a cifra deve ficar em torno de R$ 15 milhões.
"Saúdo a entrada da Petrobras, umas das maiores empresas do mundo, no futebol brasileiro. É a prova de que nosso futebol recuperou seu prestígio e credibilidade", disse o presidente do C13, Fábio Koff.
O namoro da Petrobras com o Brasileiro começou no ano passado, quando o executivo da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, encontrou-se com diretores da área de marketing da estatal em um seminário.
Na ocasião, a empresa estava deixando o Flamengo, e Campos Pinto sugeriu à Petrobras que prosseguisse no futebol.
"Disse a eles que não poderiam sair do esporte e sugeri que fossem o patrocinador oficial do Brasileiro. Depois de alguns meses, deu certo", afirmou. "Ela [Petrobras] tem uma abrangência nacional e combina com o Brasileiro", completou o executivo da Globo.
Pelo acordo, terá direito a uma placa central em todos os jogos e também à pintura de sua marca atrás dos gols. A Petrobras também fará promoções com ingressos de algumas partidas. Terá áreas VIP para fazer relacionamentos com clientes em algumas partidas e também poderá fazer a distribuição de entradas dos jogos em seus postos de combustível.
A princípio, serão mil ingressos nas partidas escolhidas. Se o acordo for renovado, esse número será ampliado.
A distribuição do dinheiro aos clubes proveniente do novo patrocínio ainda está sendo negociada pelo C13. Uma ideia é que ele seja dividido de acordo com a classificação nos grupos de divisão das cotas de televisão. Nesse caso, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco teriam uma fatia maior do "bolo da Petrobras".
Outra possibilidade é que os cerca de R$ 5 milhões que irão para o C13 entrem na premiação final do campeonato, que destinará dinheiro do primeiro ao 16º colocado no Brasileiro.
Dessa maneira, a verba seria incluída no montante do pay- -per-view e distribuída proporcionalmente. O mínimo garantido pelo sistema deve ficar em R$ 117 milhões. O que exceder esse valor será rateado pelos clubes na premiação do Brasileiro desta temporada.


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