São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renovação perde força na Copa-10

Torneio sul-africano deverá ser o que mais repetiu times da edição anterior

Dos 11 já classificados, nove estiveram no Mundial da Alemanha em 2006, e número total de repetecos deve passar de 20 equipes

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo final de semana, as eliminatórias para a Copa do Mundo-2010 entram na reta decisiva, com o início das duas rodadas finais na fase de grupos. E a renovação em relação à edição anterior deve ser a menor da história.
Dos 11 times já classificados (incluindo a anfitriã África do Sul), nove estiveram na Alemanha, em 2006. Nos próximos dias, outros nove países que estiveram no último Mundial têm chances grandes de carimbar o passaporte para 2010.
Pelo menos outras oito seleções que foram à Copa da Alemanha têm boas chances de conquistar uma das sete vagas que serão disputadas em repescagens no próximo mês, o que torna possível, dependendo da definição desses confrontos, que até 24 dos 32 times que vão disputar a edição sul-africana tenham também a participação no Mundial-2006 no currículo.
Na era da Copa com 32 participantes, iniciada em 1998, o número de "repetecos" só cresce. Na edição de 2002, 19 classificados estiveram também na França-98. Na Alemanha-06, foram 20 seleções que também se classificaram para Coreia e Japão quatro anos antes.
Proporcionalmente, quando a Copa do Mundo tinha menos classificados, a renovação era muito maior. Dos 16 países que jogaram a edição da Argentina, disputada em 1978, por exemplo, só oito foram também à Alemanha, em 1974, ou 50%.
Em 1986, dos 24 times do Mundial do México, 13, ou 54%, disputaram a Espanha-82.
Agora, o índice de repetição em relação ao torneio anterior pode chegar a 75%.
Até continentes onde a renovação era fato comum caminham para mesmice. Na África, só Gana, que esteve na Alemanha, já garantiu vaga para 2010. Tunísia e Costa do Marfim, que também jogaram em 2006, são os líderes de suas chaves. No Mundial de 2006, a Tunísia era a única seleção africana que havia disputado a edição anterior.
Em outras partes do mundo, as eliminatórias viraram uma grande pasmaceira, especialmente nas Américas.
Na América do Sul, existe a possibilidade de pela terceira Copa seguida os representantes da região serem Brasil, Paraguai, Argentina e Equador (os dois primeiros já se garantiram). Na região da Concacaf, EUA, México e Costa Rica também podem se classificar juntos pela terceira edição seguida.


Texto Anterior: Juca Kfouri: A praia é verde
Próximo Texto: Italiano: Ronaldinho marca e evita derrota do Milan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.