UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time de Leão, que ganhou sete jogos no Brasileiro após sair perdendo, tenta vaga na Libertadores hoje contra o Vitória

Rei da virada, Santos pode assegurar vaga

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL
FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Rei da virada no Campeonato Brasileiro-2003, o Santos entra em campo hoje em busca do primeiro fruto de seu poder de reação no torneio. A equipe, vice-líder do Nacional, com 76 pontos, pode assegurar vaga na Taça Libertadores-2004 caso vença o Vitória e o São Caetano ou o Atlético-MG não ganhem seus jogos.
A trajetória do time de Emerson Leão mostra que em sete confrontos no Brasileiro a equipe conseguiu inverter um resultado adverso. Nenhum outro clube obteve mais vitórias dessa forma.
Nas últimas quatro partidas, os santistas tiveram de virar o placar em três para chegar ao triunfo. Foi assim contra o Atlético-PR (3 a 2) na Vila Belmiro, diante do Bahia, na espetacular goleada por 7 a 4 em Salvador, e contra o Corinthians (3 a 1), também na Vila.
As reações santistas não só reanimaram a equipe como ainda diminuíram de 12 para seis pontos a diferença para o líder Cruzeiro, o que faz o clube ainda sonhar com o bicampeonato do Brasileiro.
Os dirigentes santistas, que até aumentaram a premiação em dinheiro aos jogadores em caso de título, acreditam que a equipe demonstra certa instabilidade nos jogos por ser ainda inexperiente.
"Apesar de ser o atual campeão brasileiro, o time ainda oscila muito porque é muito jovem", explica o diretor de futebol do clube, Francisco Lopes.
A fase de viradas do Santos tem apresentado um protagonista: o atacante Robinho, que vem sendo a principal estrela do time do litoral nos últimos jogos.
As boas atuações até renderam ao atleta uma prorrogação de contrato até 2007 e um aumento de salário -cerca de R$ 80 mil.
"Tenho trabalhado bastante a finalização, e isso é fruto do meu esforço no dia-a-dia", afirmou o atleta, que marcou cinco gols nos últimos três jogos no Brasileiro.
Hoje, Robinho irá se deparar com um dos times que mais sofrem viradas no campeonato. O Vitória já perdeu seis partidas depois de ter aberto o placar.
Desde anteontem, o treinador Lori Sandri procurou trabalhar o lado psicológico do grupo para tentar apagar a imagem deixada pela equipe no último domingo, em Salvador. Na ocasião, os baianos foram derrotados por 4 a 3 pelo Goiás, após terem aberto uma vantagem de três gols.
"Espero que eles tenham vergonha na cara. Com essa instabilidade, podemos vencer o Real Madrid e perder para o Asa de Arapiraca", disse Sandri, que não terá o zagueiro Adaílton, suspenso.
Contra os baianos, o Santos não terá o meia Diego, suspenso por ter recebido o terceiro amarelo no domingo, para tentar sua quinta vitória consecutiva no Nacional. Jerri deve ser o substituto.

Tentativa inútil
Para tentar dificultar a vida do Cruzeiro, o Santos cogitou a possibilidade de ceder a Vila Belmiro gratuitamente no próximo domingo para o Vasco enfrentar o Cruzeiro. Nesse dia, o time enfrentará a Ponte Preta, em Campinas. A equipe carioca não pode atuar em seu estádio, interditado devido às agressões sofridas por jogadores do Coritiba na partida contra a equipe paranaense.
O problema é que o jogo já foi marcado para a cidade de Campo Grande (MS) e, pelo Estatuto do Torcedor, não é permitida a alteração de local com menos de cinco dias da data do confronto.


NA TV - Santos x Vitória, ao vivo, às 21h40, na Globo (apenas para SP)


Texto Anterior: Futebol - Tostão: A vitória é um detalhe
Próximo Texto: Frase
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.