São Paulo, segunda-feira, 05 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDA SANTOS

Na trilha de Pequim


A vitória sobre Cuba ontem já garante à seleção feminina um caminho mais tranqüilo rumo à vaga em Pequim-08

COM UM SAQUE poderoso, o Brasil já venceu um dos jogos-chave para levar uma das três vagas para a Olimpíada de Pequim em disputa na Copa do Mundo de vôlei, no Japão. A vitória sobre Cuba ontem já garante um caminho mais tranqüilo rumo à classificação.
Olha como ficou a situação: se a seleção ganhar os seis jogos que restam com os adversários mais frágeis (Peru, Tailândia, Coréia do Sul, República Dominicana e Sérvia), poderá perder um, ou dependendo dos outros resultados, até os dois jogos-chave (contra EUA e Itália).
A situação ficou mais fácil porque Cuba, uma das grandes candidatas às vagas olímpicas, já tem duas derrotas. Na rodada anterior, tropeçou diante dos EUA pelo mesmo placar que perdeu do Brasil: 3 sets a 2.
Nas três vitórias já conquistadas na Copa do Mundo, a novidade no Brasil foi a volta de Jaqueline, que ainda não havia defendido a seleção nesta temporada, porque estava cumprindo a suspensão por doping.
Jaqueline deu mais equilíbrio ao time no ataque e no bloqueio. Em um dos pedidos de tempo contra Cuba, o técnico Zé Roberto Guimarães alertou o time: "Se a gente não forçar o saque, a gente está morto". Essa foi a fórmula da vitória.
Na partida, foram sete aces. Uma crítica: o Brasil ainda está jogando pouco pelo meio-de-rede. A Fofão deveria acionar mais essas jogadas.
O que contribuiu e muito para a felicidade brasileira foi o número excessivo de erros de Cuba: 32 contra 18 do Brasil. Só no quinto set, Cuba deu cinco pontos com erros de saque. A seleção também teve sorte de pegar Cuba desfalcada de Rosir Calderón, dona de um ataque poderoso.
Na hora de fechar o jogo, o Brasil ainda mostra certo nervosismo, talvez pelos maus resultados nos sets decisivos nos últimos torneios importantes. Contra Cuba, o time fez 14 a 9 no quinto set, ainda permitiu que as rivais fizessem dois pontos seguidos antes de selar a vitória.
Além do Brasil, só mais três seleções permanecem invictas: Itália, EUA e Sérvia, a atual campeã européia. Só que Sérvia e Itália ainda não enfrentaram os grandes adversários: Cuba, Brasil e EUA. Por enquanto, pegaram apenas o grupo das seleções mais fraquinhas.

MASCULINO
A seleção masculina, que está se preparando na França, segue nesta quarta-feira para o Japão. O time estréia na Copa do Mundo no dia 18 contra os EUA. Os levantadores que estão treinando são Marcelinho e Bruno. Mais uma vez Ricardinho está fora. Uma pena.

PAULISTA
O time masculino do Minas vai disputar a final do Campeonato Paulista. Nas semifinais, eliminou o São Bernardo. O outro finalista sairá do confronto de hoje entre São Paulo e Ulbra-Suzano. Já com uma vitória, a equipe de Suzano precisa de mais um resultado positivo para se classificar.

cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Feminino: Brasil é ouro na Argentina
Próximo Texto: Juca Kfouri: Há empates e empates
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.