São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Silvestre muda percurso de novo

ATLETISMO Organização exclui rua da Consolação e diz ter feito testes para chegar a trajeto

DE SÃO PAULO

A organização da São Silvestre decidiu alterar novamente o percurso da prova disputada no dia 31 de dezembro em São Paulo.
Depois de anos de rumores, o trajeto da tradicional corrida já havia sido alterado para a edição de 2011, e o então novo percurso havia sido divulgado em setembro.
Ontem, a direção da prova anunciou o "percurso completo da prova" após pedido da Fundação Cásper Líbero, idealizadora da corrida, à Prefeitura de São Paulo.
O diretor-geral da São Silvestre, Julio Deodoro, afirmou que foram testados vários trajetos até se chegar ao percurso divulgado ontem.
"Após reuniões técnicas, foi feita uma visita ao percurso. Com isso, pudemos verificar o traçado da prova e definir os 15 km da corrida."
A largada continua sendo na avenida Paulista, e a chegada, no Obelisco do Ibirapuera, como o "novo" percurso divulgado há dois meses.
A São Silvestre continua que alternando subidas e descidas, mas uma diferença é sentida logo no início da prova. A rua da Consolação, que já foi subida e nos últimos anos foi percorrida como descida, acabou excluída.
O motivo para tirar a chegada da avenida Paulista, onde a prova começava e terminava desde 1966, é evitar a aglomeração dos corredores com as pessoas que vão à avenida para o Réveillon.
A organização da São Silvestre afirma que está se adequando às "necessidades de segurança dos atletas", especialmente no final da prova.
Em 2010, por exemplo, foram distribuídos kits já com a medalha antes da corrida, e os chips eram descartáveis.
A direção da São Silvestre também pretende ampliar o número de participantes -serão 25 mil neste ano-, e o objetivo é alcançar 40 mil em 2014, ano em que a prova chegará à sua 90ª edição.
Para a organização, várias provas internacionais tiveram que alterar seus percursos para conseguir aumentar o número de participantes.
"Berlim, Londres, Nova York e Boston são provas que tiveram que se adaptar ao crescimento das cidades que as abrigam", disse o engenheiro Rodolfo Eichler, único medidor nível A da Iaaf (autoridade máxima do atletismo mundial) no país, que fez uma visita técnica ao novo percurso da São Silvestre.
Júlio Deodoro afirmou que novo trajeto é rápido e deve proporcionar aos corredores condições para "ótimos" resultados pessoais.
As inscrições para a São Silvestre custam R$ 100 até o dia 30 de novembro, mas a direção diz que nos últimos anos o limite de inscritos foi alcançado antes do prazo.


Texto Anterior: Governo: Ministério põe fim a convênio com Mustafá Contursi
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.