UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Mundial da Alemanha tem 197 inscritos contra 199 do torneio de 2002

Fifa sorteia eliminatórias de uma Copa que encolheu

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa realiza hoje com pompa mais um sorteio de eliminatórias para mais uma Copa do Mundo, mas um grande orgulho da entidade acabou contido. O número de países que se inscreveram para a disputa não aumentou. Ao contrário, caiu ligeiramente.
A máxima entidade do futebol contabilizou 199 países inscritos para o Mundial de 2002, disputado na Coréia do Sul e no Japão. Segundo a Fifa, se inscreveram para a Copa de 2006, na Alemanha, um total de 197 países -a Nova Caledônia também se interessou em jogar, mas ela não é uma das federações filiadas à Fifa.
Desde a Copa de 1990, na Itália, não havia uma queda no número de participantes do Mundial -após 121 países lutarem pelo título em 1986, 116 seleções entraram na disputa pela taça de 1990.
Em toda a história do torneio, que prepara a sua 18ª edição, é a terceira vez que não há crescimento no número de países envolvidos.
A primeira queda de participantes ocorreu na Copa de 1950. Mas muitos países perderam o Mundial no Brasil porque esse foi o primeiro após a Segunda Guerra.
América do Sul e Europa, os únicos continentes que possuem títulos da Copa do Mundo, estão sendo representados por todos os seus membros na disputa por 2006 -os dez países sul-americanos inclusive já fizeram quatro rodadas de suas eliminatórias.
O sorteio que a Fifa fará hoje em Frankfurt englobará, na verdade, apenas 156 países. Isso porque também já tiveram início as eliminatórias da África e da Ásia.
Os asiáticos, que abrigaram o Mundial passado, são os que mais contribuíram para o retrocesso na expansão da Copa. A maior parte das baixas são explicadas por questões financeiras. O Nepal, por exemplo, deveria enfrentar Guam. Desistiu da disputa pouco antes do confronto. Guam, por sua vez, também já abandonou as eliminatórias, segundo a Fifa.
Brunei, Butão, Camboja, Filipinas e Mianmar também não figuram entre os participantes. A Fifa acusou a desistência de última hora da República Centro-Africana. Na Concacaf, a única ausência apontada é a de Porto Rico.
O retrocesso no número de times não resultará em redução no número de jogos. Os cálculos da Fifa apontam para 850 partidas nos classificatórios para a Copa da Alemanha -73 a mais que nas eliminatórias passadas.
A política expansionista da Copa do Mundo ganhou bastante força na administração do brasileiro João Havelange na Fifa.
A Copa de 1970, vencida pelo Brasil de Havelange no México, teve 75 países inscritos. Já o Mundial de 1998, que marcou a saída do dirigente brasileiro do poder, contou com 174 envolvidos.
O atual presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, tenta manter a linha de Havelange, de quem foi secretário-geral durante anos. Ele admite a filiação de federações que nem países têm, como no caso da Palestina. A Fifa tem hoje 13 membros a mais que a ONU (Organização das Nações Unidas).
As eliminatórias contam agora com a presença do campeão vigente. O Brasil, apesar do título em 2002, está na disputa da fase de classificação. Só a Alemanha, país-sede, está garantida no segundo Mundial do século 21.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Schumacher vira assistente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.