São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inter só perde para o São Paulo de Telê em série internacional

Time tem quatro títulos oficiais diferentes fora do país em apenas dois anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Internacional garantiu anteontem seu quarto título internacional oficial diferente em apenas dois anos, algo que só o São Paulo de Telê Santana conseguiu dentre os times brasileiros. Após ganhar a Libertadores e o Mundial em 2006 e a Recopa Sul-Americana em 2007, o Inter entrou para a história como o primeiro time do país a vencer a Copa Sul-Americana.
Com seus quatro títulos internacionais oficiais, o dono do Beira-Rio, que suou para conseguir um 1 a 1 no seu estádio diante do Estudiantes na final, iguala-se ao arqui-rival Grêmio em conquistas reconhecidas pela Conmebol e pela Fifa.
O Boca Juniors e o Independiente, times argentinos que se consideram ""Reis de Copas", possuem 18 e 15 troféus internacionais oficiais, respectivamente. O Inter não tinha nenhuma taça do tipo até 2006. Agora, conta com um troféu em sua galeria que nem o São Paulo, o time brasileiro de maior sucesso internacional, possui.
Entre 1992 e 1994, o São Paulo de Telê Santana conseguiu duas Libertadores, dois Mundiais, uma Supercopa, uma Copa Conmebol e duas Recopas Sul-Americanas. Essa foi a maior hegemonia internacional de um clube brasileiro até hoje, mas o Inter pode ampliar em breve sua sala de troféus.
No ano que vem, o Inter jogará a Recopa Sul-Americana contra a LDU, campeã da Libertadores -pode se igualar ao São Paulo em títulos dessa disputa e ser o maior vencedor do país do torneio. Também como campeão da Copa Sul-Americana, o Inter jogará contra o vencedor da Copa da Liga do Japão, o Oita Trinita, em agosto, no país asiático -essa nova disputa nasceu neste ano e, embora não tenha quase nenhum atrativo no calendário, é taça oficial reconhecida pela Conmebol.
O Internacional ainda tentará o bicampeonato da Copa Sul-Americana no ano que vem, pois tem vaga assegurada na disputa como atual detentor do título. Priorizando torneios internacionais, a diretoria colorada ainda sonha com uma vaga na Libertadores de 2009 -aposta, por critério técnico, que pode herdar possíveis vagas deixadas por clubes peruanos, ainda suspensos pela Fifa.


Texto Anterior: "Jogo do ano": Time deve utilizar 3 na zaga
Próximo Texto: Ação: Um é pouco, dois também
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.