São Paulo, sábado, 5 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assim falou Litz Ely

JOSÉ ROBERTO TORERO
da Equipe de Articulistas

No futebol, a previsão feita com base científica, por meio de uma criteriosa análise de desempenho e de uma rigorosa comparação de dados, vale tanto quanto o palpite de um bêbado. Por mais que os jornalistas esportivos se esforcem, nunca conseguimos adivinhar com perfeição os resultados, tanto que raramente ganhamos na loteria. No futebol, a lógica não adianta muita coisa. Tudo é imprevisível, tudo é futurologia.
Sendo assim, fiquei em dúvida sobre quem consultar para falar dos jogos de amanhã: deveria chamar um matemático para comparar as estatísticas das equipes ou seria melhor encontrar um pai-de-santo que me dissesse quais seriam os times protegidos pelos deuses?
Na dúvida, optei por um meio-termo e recorri à astrologia, que é um tanto estatística e um tanto mística. Pedi então à renomada astróloga Litz Ely que fizesse o levantamento do mapa astral das quatro equipes. Vamos aos resultados.
Lusa x Cruzeiro.
Diz Litz que a Lusa é do signo de Leão, um signo de líderes e de vitórias. Porém, para a Lusa sempre há um porém, seu mapa possui um "stelium", ou seja, um agrupamento de sete planetas, todos muito perto uns dos outros, que sufocam seu Sol. Segundo a astróloga, esse time tem o mapa mais confuso entre os quatro. "É uma casa onde todos falam ao mesmo tempo"."
A Lusa vive neste ano os bons efeitos da passagem de Júpiter na sua sétima casa.
Mas isso não fará dela uma equipe campeã. Na verdade, dizem os astros que estar nas semifinais é o máximo que que se pode esperar do time do Canindé neste ano.
Já o Cruzeiro é um time capricorniano que trabalha em silêncio, não é violento e preza a harmonia do conjunto. Dos quatro, é o que está em melhor fase astral. Júpiter, o mais benéfico dos planetas, está passando pela quinta casa do mapa cruzeirense, justamente a casa que representa a sorte nos jogos. Segundo Litz, o Cruzeiro é o franco favorito e amanhã mesmo pode liquidar a Lusa.
Agora, Corinthians x Santos.
Santos é um time ariano, com fortes dons artísticos, destreza e astúcia. A astrologia diz -e eu endosso- que esse time nasceu para ser um rei no futebol e ter sucesso mundial, pois tem Júpiter muito bem posicionado em seu mapa. Porém, como atualmente está no retorno de Saturno, sua saúde está prejudicada e isso facilita as contusões. O departamento médico do time comprova tal afirmação. Além disso, Litz avisa que o time estará um tanto agressivo amanhã e pode sofrer alguma expulsão.
Do outro lado, o Corinthians é um virginiano que possui o Sol em conjunção com Marte, o que inspira combatividade, brilho, garra e sucesso. A astróloga afirma que o Corinthians deverá jogar com inteligência, dominando a situação e demonstrando tranquilidade. Será uma disputa equilibrada, mas o Corinthians tem um leve favoritismo.
Tais previsões não fogem muito ao que a maioria dos torcedores e cronistas já vem falando ao longo da semana. Mas que fica bem mais charmoso dizer que os nossos times estão inspirados por Júpiter, sofrem a ação de Saturno e são ajudados por Marte, isso fica. E tenho dito; ou melhor, Litz Ely tem dito.
˛


José Roberto Torero escreve às terças-feiras e aos sábados
˛
E-mail: torero@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.