São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

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AUTOMOBILISMO

Bico do carro é o mais revolucionário dos últimos 13 Mundiais

Williams radicaliza para quebrar domínio ferrarista

Dani Cardona/Reuters
Juan Pablo Montoya (esq.) e seu companheiro de Williams, Ralf Schumacher, posam com o revolucionário FW26 na pista de Valencia


FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram 13 anos de mesmice, de lançamentos insossos, de cenários sem novidades. Mas ontem, enfim, a F-1 assistiu à estréia de um modelo revolucionário, com uma idéia radical já a olhos vistos.
Em Valencia, na Espanha, a Williams apresentou o FW26, o carro com o qual tentará encerrar cinco anos de domínio da Ferrari.
A inovação é gritante e pode iniciar uma nova onda. A frente do modelo é a mais esquisita desde que a Benetton lançou, em 1991, o bico tubarão, mais alto e fino, e que logo virou moda na categoria.
"Explicar o porquê desse desenho seria muito complicado, mas posso dizer que os testes no túnel de vento mostraram que essa é uma boa solução. Se não estivéssemos convencidos de que esse bico é o melhor caminho, ele não estaria no carro", afirmou Patrick Head, diretor técnico da equipe.
Segundo o material distribuído pela Williams à imprensa, a inovação "auxilia os fluxos de ar por cima e por baixo do carro, melhorando toda a aerodinâmica do FW26 já a partir do seu bico".
Com isso, os defletores (apêndices aerodinâmicos laterais) do novo modelo ficaram menores, reduzindo o arrasto de ar.
No ano passado, o principal problema da Williams foi justamente o bico. Nas primeiras cinco provas da temporada, o carro escorregava muito de frente. A solução apresentada por Frank Dernie, engenheiro que estava afastado da F-1 desde 1998, foi construir um aerofólio de aço, 10 kg mais pesado. O paliativo funcionou, e a equipe cresceu a partir de então.
A segunda grande atração do lançamento foi Juan Pablo Montoya. O colombiano viverá uma situação inusitada neste ano, já que correrá pela Williams já tendo sido anunciado pela McLaren para 2005. "Posso garantir que estarei 100% concentrado para conquistar o Mundial. Quero muito deixar a Williams com os dois títulos da temporada", declarou.
O último campeão pela Wil-liams foi Jacques Villeneuve, em 1997. Naquele ano, o time ganhou seu último Mundial de Construtores. Desde 1999, a taça não sai da sede ferrarista, em Maranello.
Entre as grandes, só a Ferrari não mostrou o carro para 2004. Dificilmente, porém, vai surpreender mais do que a Williams.
Nelsinho Piquet, que fez dois testes com o time inglês em dezembro, também foi assunto. "Ele certamente terá outra chance ainda neste ano", afirmou Frank Williams, o chefe da equipe.


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