São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AUTOMOBILISMO Bico do carro é o mais revolucionário dos últimos 13 Mundiais Williams radicaliza para quebrar domínio ferrarista
FÁBIO SEIXAS DA REPORTAGEM LOCAL Foram 13 anos de mesmice, de lançamentos insossos, de cenários sem novidades. Mas ontem, enfim, a F-1 assistiu à estréia de um modelo revolucionário, com uma idéia radical já a olhos vistos. Em Valencia, na Espanha, a Williams apresentou o FW26, o carro com o qual tentará encerrar cinco anos de domínio da Ferrari. A inovação é gritante e pode iniciar uma nova onda. A frente do modelo é a mais esquisita desde que a Benetton lançou, em 1991, o bico tubarão, mais alto e fino, e que logo virou moda na categoria. "Explicar o porquê desse desenho seria muito complicado, mas posso dizer que os testes no túnel de vento mostraram que essa é uma boa solução. Se não estivéssemos convencidos de que esse bico é o melhor caminho, ele não estaria no carro", afirmou Patrick Head, diretor técnico da equipe. Segundo o material distribuído pela Williams à imprensa, a inovação "auxilia os fluxos de ar por cima e por baixo do carro, melhorando toda a aerodinâmica do FW26 já a partir do seu bico". Com isso, os defletores (apêndices aerodinâmicos laterais) do novo modelo ficaram menores, reduzindo o arrasto de ar. No ano passado, o principal problema da Williams foi justamente o bico. Nas primeiras cinco provas da temporada, o carro escorregava muito de frente. A solução apresentada por Frank Dernie, engenheiro que estava afastado da F-1 desde 1998, foi construir um aerofólio de aço, 10 kg mais pesado. O paliativo funcionou, e a equipe cresceu a partir de então. A segunda grande atração do lançamento foi Juan Pablo Montoya. O colombiano viverá uma situação inusitada neste ano, já que correrá pela Williams já tendo sido anunciado pela McLaren para 2005. "Posso garantir que estarei 100% concentrado para conquistar o Mundial. Quero muito deixar a Williams com os dois títulos da temporada", declarou. O último campeão pela Wil-liams foi Jacques Villeneuve, em 1997. Naquele ano, o time ganhou seu último Mundial de Construtores. Desde 1999, a taça não sai da sede ferrarista, em Maranello. Entre as grandes, só a Ferrari não mostrou o carro para 2004. Dificilmente, porém, vai surpreender mais do que a Williams. Nelsinho Piquet, que fez dois testes com o time inglês em dezembro, também foi assunto. "Ele certamente terá outra chance ainda neste ano", afirmou Frank Williams, o chefe da equipe. Texto Anterior: O que ver na TV Próximo Texto: Atletismo: Iaaf oficializa caso de doping de Marizete Índice |
|