São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Impedimento
A participação de Luizão, do Flamengo, na negociação de Maurinho com o São Paulo é ilegal, diz a CBF. O departamento jurídico da entidade baseia-se nas regras da Fifa, que impedem que alguém com cargo em clube atue como agente de jogador.

Fora do papel
Irmão de Luizão, Jocimar Goulart confirma que o atacante tem 40% sobre os direitos do atleta. Mas alega que, oficialmente, o jogador não tem ligação com Maurinho, o que impediria punição.

Só no papel
Até hoje a CBF não puniu ninguém por atuação irregular como empresário. Só houve dois pedidos de explicação para São Paulo e Flamengo.

Tintim por tintim
Conselheiros fiscais do Corinthians foram notificados para explicar a acusação de que sofreram ameaças da parte de Marcos Roberto Fernandes, que controla as contas do clube. A denúncia foi registrada oficialmente em boletim de ocorrência, conforme a Folha revelou.

Incentivo
Os conselheiros dizem também que Alberto Dualib fez pressão para que as contas do clube fossem aprovadas, o que não foi feito.

Multiuso
Dualib reclama muito do frio da Inglaterra -até pegou um resfriado. Está sob os cuidados do médico Renato Duprat, que o acompanha como intérprete. O presidente corintiano retorna nesta semana ao Brasil, mas diz que faltam ainda três ou quatro assuntos a serem resolvidos.

Na ponta do lápis
A decisão que destituiu Eduardo Viana da presidência da Federação de Futebol do Rio determinou que Viana preste contas dos valores da arrecadação da entidade desde 2003 no prazo de dez dias.

Contra-ataque
Para minimizar as críticas à arbitragem, a Federação Paulista de Futebol decidiu burocratizar as relações com os dirigentes de clubes. Cada reclamação gera um relatório sobre o jogo, feito pela Comissão de Arbitragem.

No papel
Nesse documento, são detalhados todos os erros do juiz, a favor e contra o time do reclamante. Assim, a FPF acredita que mostrará que os dirigentes só vêem o seu lado.

Quem?
No capítulo "A arte de conversar", do Código de Ética e Bons Costumes dos Árbitros, aconselha-se "estar bem informado". Em entrevista, o ex-juiz Edilson Pereira de Carvalho disse não saber quem era Roberto Jefferson, que revelou o "mensalão".

À espreita
Com a maioria contrária à mudança, federações já conversaram com a CBF sobre a adaptação do calendário à Europa, hipótese que parece mais distante. Só esperam a volta de Ricardo Teixeira ao Brasil para ouvir dele se adiará mesmo a idéia.

Não, obrigado
Dois cargos já foram recusados no início da reforma no Palmeiras. Celso Aparecido Gonçalves, ex-membro da comissão de sindicância, não quis a assessoria do diretor do departamento de auditoria interna. Carlos Facchina Nunes Filho foi sondado para ser diretor administrativo, porém não aceitou.

Sem voz
No Parque Antarctica, conselheiros reclamam de falta de representatividade de sua direção perante CBF, Federação Paulista e PM. Apontam que é o Palmeiras o único dos grandes a ter os jogos remanejados de dia e horário. Eles lembram ainda que será o único grande que terá ido à Vila Belmiro encarar o Santos.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Juvenal Juvêncio, candidato da situação à presidência do São Paulo:
- No São Paulo, ao contrário do que acontece em outros clubes, não misturamos eleição com futebol. Aliás, até por causa disso [do que ocorre em outros times], não fazemos o mesmo.

CONTRA-ATAQUE

Identidade trocada

Nos anos 50, Tony de Marco ficou famoso como campeão de boxe. Só que Tony de Marco não era seu nome real, apenas um que Leo Liotta pegou emprestado para estrear como amador.
É que como ainda era menor quando começou a lutar, pediu a um amigo a permissão para estrear com sua carteira de identidade. O problema foi quando o tal amigo, o real De Marco, informou que ia boxear também.
Liotta respondeu:
- Ache alguém que possa emprestar o nome, porque já me inscrevi com o seu.
Foi o que o real De Marco fez, mas sem alcançar a fama do amigo. Mas Liotta não é ingrato. Algumas vezes esquece seu aniversário, mas nunca o do amigo. Em um determinado dia de setembro, costuma dizer:
- Ah, hoje faz anos o real De Marco!


Próximo Texto: Santos renega artilharia e vira líder "real" do Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.