São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos renega artilharia e vira líder "real" do Paulista

Defesa empurra time outra vez, que bate Palmeiras por 1 a 0, com gol de pênalti, e garante 1º lugar a despeito da diferença de jogos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

No lugar do tradicional "Santos, Santos, gol", um canto consagrado da NBA: "Defense, defense".
O time do "Rei" confirmou ontem ser o "rei do 1 a 0" no Campeonato Paulista, o "rei dos clássicos" e lidera o Estadual tendo como maior força a sua defesa, a melhor de toda a competição.
Na Vila Belmiro, o Santos bateu o Palmeiras pela vantagem mínima e consolidou a ponta na tabela de pontos ganhos e na de pontos perdidos. A equipe de Vanderlei Luxemburgo, "Luxe" como era chamado no Real Madrid, ganhou seu segundo clássico -havia feito 1 a 0 no Corinthians- e impôs a segunda derrota do Palmeiras em clássicos -o time de Leão perdeu de 4 a 2 do São Paulo.
O quinto 1 a 0 santista no Estadual (21,7% dos jogos com esse placar foram do Santos) isolou na ponta o time que estava menos cotado entre os grandes no início com 31 pontos -mesmo que os palmeirenses, com um jogo a menos, derrotem o América no meio de semana, não serão líderes.
O Santos, historicamente associado a grandes ataques, como os das eras Pelé e Robinho, sofreu apenas 12 gols neste ano. Com 22 gols marcados, balançou as redes bem menos vezes que os rivais Corinthians (35 gols), São Paulo (32) e Palmeiras (26). Mas é o único que só depende de si para ser campeão depois de 13 rodadas.
Dos grandes, o que está há mais tempo sem ganhar o Paulista é o Santos, que não ergue o troféu desde 1984. Só tem mais um clássico pela frente: pega o São Paulo na penúltima rodada no jogo que pode lhe tirar da "fila" estadual.
Luxemburgo também ganhou fama priorizando o ataque -ganhou cinco Brasileiros com times bem ofensivos e montou o Palmeiras campeão paulista de 1996 que tinha ataque arrasador-, porém vai conseguindo se reabilitar da fracassada passagem pelo futebol europeu com elenco bastante renovado na Vila Belmiro.
O caminho santista rumo ao tão esperado título ficou ainda mais claro ontem com os tropeços do São Paulo, que perdeu de 2 a 0 do São Bento em Sorocaba, e do Corinthians, que só empatou com o Marília (1 a 1) no Pacaembu.
Desde 1998, o time que tem a melhor defesa do Paulista não termina campeão. Mas para o Santos, agora, é só se segurar.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Luxemburgo ganha "guerra fria" depois de tiros errados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.