São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

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MOTOR

Voz da experiência


Mais velho piloto a vencer um campeonato da FIA, Tarquini, 48, fala de Schumacher, 41: vai dar bastante trabalho


FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

"CIAO, FÁBIO." Do outro lado da linha, um piloto que fez história ao estabelecer um novo limite de longevidade atrás de um volante. Em 2009, Gabriele Tarquini venceu o WTCC, o Mundial de Turismo. Aos 47, tornou-se o mais velho campeão de uma categoria organizada pela FIA.
Na última terça, ganhou mais um ano para carregar nos bolsos do macacão. Peso? Definitivamente, não.
"O físico é importante, claro, mas a mente é fundamental. Se existem a motivação e a concentração mental, a idade não é importante. Sinto-me jovem dentro do carro, mesmo disputando posições com pilotos que poderiam ser meus filhos. Não ligo para isso. Acho que dá para pilotar até depois dos 50 em alto nível, como o Mario Andretti, por exemplo."
Tarquini está em Curitiba para correr a abertura de mais uma temporada, sua sexta na categoria. Antes disso, foram oito em outros campeonatos de Turismo. Antes, 38 GPs de sofrimento na F-1, correndo por porcarias como Osella, Coloni, AGS e por uma Tyrrell à beira do abismo.
Estava em Spa na estreia de Schumacher -numa F-1 de 34 carros, não passou da pré-classificação enquanto o novato, com um Jordan bem resolvido, largou em sétimo. E é para o alemão, 41, que o papo deriva.
"Ele voltará em ótima condições, não tenha dúvida disso. Michael sempre teve uma forma muito profissional de encarar os desafios e se preparou muito bem fisicamente nos últimos meses. Em todas as atividades, sempre há aqueles com 30 ou 31 anos que se sentem velhos, agem como velhos. Comigo não é assim. E certamente não é assim com Michael. Se ele não tivesse certeza de que pode vencer, não teria assinado por três anos", diz, entre risadas.
E as equipes novatas? Como os pilotos estreantes podem se virar com carros que quase não testaram?
"O approach mental é muito importante. Se encarar isso como um obstáculo, está perdido. O lado bom é que as estreantes estão niveladas.
Então, dentro desse universo, o piloto que tiver talento vai aparecer." É gratificante emprestar a coluna para alguém assim. Grazie, Gabriele.

LARGADA
O WTCC define o grid para a abertura do campeonato hoje, às 16h. Amanhã, a primeira corrida acontece às 14h20. A largada para a segunda prova será às 15h35. Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis nas Ruas da Cidadania pela cidade. É um belo (e barato) programa.

BANDEIRADA
O design é feio, a grana é curta, o chefe não é flor que se cheire, mas a expressão de Bruno na apresentação do modelo da Hispania, em Murcia, na quinta-feira, era impagável. Ali, à sua frente, estava o melhor modelo de F-1 já produzido. Porque seu. Porque, enfim, real.

fabioseixas.folha@uol.com.br


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