São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2010

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Santos sobra em campo e na mídia

Clube vê escalada de participações dos meninos da Vila em programas de entretenimento na TV e lucra com isso

Para diretor de marketing, clube deve aproveitar o bom momento para lucrar, atrair novos investidores e até multiplicar sua torcida

LUCAS REIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Acaba o treino e os jogadores do Santos ensaiam uma dança com a apresentadora Eliana, do SBT. Dias depois, é o pessoal do "Casseta & Planeta", da TV Globo, que brinca com os meninos da Vila. Ontem, atletas, comissão técnica e diretoria gravaram um "Programa do Jô" todo especial ao time sensação do futebol brasileiro em 2010.
Desde que o Santos despontou com suas goleadas, descontração e futebol empolgante, o clube virou alvo preferido da mídia, principalmente em programas de entretenimento.
De acordo com o Santos, há uma lista de espera de 40 veículos de comunicação -entre TVs, portais na internet e revistas- de todo o mundo em busca de entrevistas, gravações e participações especiais.
"A fórmula do Santos é uma equação explosiva. Esse jeito moleque e lúdico com que os garotos comemoram chamam a atenção", disse Rafael Plastina, diretor da Informídia, empresa que mede exposição de marcas ligadas ao futebol.
Robinho e Neymar, representantes da duas últimas gerações de meninos da Vila, agora juntos, capitaneiam a superexposição do time na mídia. Para a diretoria, é uma ótima oportunidade de arrebanhar novos e pequenos santistas.
"As crianças adoram os jogadores pois eles, assim como elas, também são moleques", disse Armênio Neto, diretor de marketing da agremiação. "Vejo um baita potencial para repetir o fenômeno da geração de 2002. A gente teve um hiato, o Santos poderia ter partido para um crescimento vertiginoso, mas não soube aproveitar a onda de 2002 a 2004", completou.
Mais do que ver Robinho, Ganso e Neymar na mídia, o Santos quer usar essa imagem para crescer financeiramente. "O principal reflexo disso tudo são os patrocínios, as empresas que querem associar sua marca ao Santos. E, quem sabe numa negociação futura, consigamos mais espaço e melhores cotas nas transmissões de jogos."
As primeiras cifras já superam, de longe, o Santos dos últimos anos. O clube fechou patrocínio de quase R$ 15 milhões com a Seara, que estampa sua marca no uniforme -quase o triplo do que arrecadava com seu último patrocinador.
Para aproveitar a "Santosmania", o clube lançou um canal no Youtube e pretende aumentar as ações de marketing.
"Somos líderes de exposição entre todos os clubes do Brasil. Mas tomamos cuidados: jamais um jogador deixará um treino para dar entrevista ou gravar comercial", disse Neto, que afirma não temer excessos ou o fim da onda Santos após a Copa, quando é provável que o time sofra um desmanche.
"Nós sabemos como lidar com tudo isso. Não tenho medo, só acho que precisamos tomar cuidado com ela [superexposição]. Quando começar a semifinal [do Paulista], a concentração será total", disse.


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