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Santos sobra em campo e na mídia
Clube vê escalada de participações dos meninos da Vila em programas de entretenimento na TV e lucra com isso
Para diretor de marketing, clube deve aproveitar o bom momento para lucrar, atrair novos investidores e até multiplicar sua torcida
LUCAS REIS
DA REPORTAGEM LOCAL
Acaba o treino e os jogadores
do Santos ensaiam uma dança
com a apresentadora Eliana, do
SBT. Dias depois, é o pessoal do
"Casseta & Planeta", da TV
Globo, que brinca com os meninos da Vila. Ontem, atletas, comissão técnica e diretoria gravaram um "Programa do Jô"
todo especial ao time sensação
do futebol brasileiro em 2010.
Desde que o Santos despontou com suas goleadas, descontração e futebol empolgante, o
clube virou alvo preferido da
mídia, principalmente em programas de entretenimento.
De acordo com o Santos, há
uma lista de espera de 40 veículos de comunicação -entre
TVs, portais na internet e revistas- de todo o mundo em busca de entrevistas, gravações e
participações especiais.
"A fórmula do Santos é uma
equação explosiva. Esse jeito
moleque e lúdico com que os
garotos comemoram chamam
a atenção", disse Rafael Plastina, diretor da Informídia, empresa que mede exposição de
marcas ligadas ao futebol.
Robinho e Neymar, representantes da duas últimas gerações de meninos da Vila, agora
juntos, capitaneiam a superexposição do time na mídia. Para
a diretoria, é uma ótima oportunidade de arrebanhar novos
e pequenos santistas.
"As crianças adoram os jogadores pois eles, assim como
elas, também são moleques",
disse Armênio Neto, diretor de
marketing da agremiação. "Vejo um baita potencial para repetir o fenômeno da geração de
2002. A gente teve um hiato, o
Santos poderia ter partido para
um crescimento vertiginoso,
mas não soube aproveitar a onda de 2002 a 2004", completou.
Mais do que ver Robinho,
Ganso e Neymar na mídia, o
Santos quer usar essa imagem
para crescer financeiramente.
"O principal reflexo disso tudo
são os patrocínios, as empresas
que querem associar sua marca
ao Santos. E, quem sabe numa
negociação futura, consigamos
mais espaço e melhores cotas
nas transmissões de jogos."
As primeiras cifras já superam, de longe, o Santos dos últimos anos. O clube fechou patrocínio de quase R$ 15 milhões
com a Seara, que estampa sua
marca no uniforme -quase o
triplo do que arrecadava com
seu último patrocinador.
Para aproveitar a "Santosmania", o clube lançou um canal
no Youtube e pretende aumentar as ações de marketing.
"Somos líderes de exposição
entre todos os clubes do Brasil.
Mas tomamos cuidados: jamais
um jogador deixará um treino
para dar entrevista ou gravar
comercial", disse Neto, que
afirma não temer excessos ou o
fim da onda Santos após a Copa, quando é provável que o time sofra um desmanche.
"Nós sabemos como lidar
com tudo isso. Não tenho medo, só acho que precisamos tomar cuidado com ela [superexposição]. Quando começar a semifinal [do Paulista], a concentração será total", disse.
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