São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

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AUTOMOBILISMO

Insatisfeito com italiano, brasileiro chia, e time efetiva inglês

Por Massa, Ferrari troca engenheiro

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A NURBURGRING

Piloto da Ferrari sem jamais ter vencido uma corrida, obtido uma pole ou cravado uma volta mais rápida na F-1, Felipe Massa voltou a saborear ontem o gosto de contar com um padrinho forte.
Na abertura dos treinos para o GP da Europa, em Nurburgring, na Alemanha, o brasileiro trabalhou ao lado do engenheiro inglês Rob Smedley, 32. Desde 2002 e até o GP de San Marino, duas semanas atrás, o responsável pelo acerto do segundo carro da escuderia era Gabriele delli Colli, 39.
Massa, porém, não vinha se entendendo com o italiano. A crise entre os dois explodiu nos boxes de Imola, quando o brasileiro ficou irritado por ter sido retido ali durante o treino classificatório e liberado em meio ao tráfego, prejudicando suas voltas.
Lá mesmo, diante dos mecânicos e de Luca di Montezemolo, presidente da equipe, Massa passou uma descompostura em Delli Colli. Resultado, revelado ontem em Nurburgring: o italiano foi afastado da função, e Smedley, com quem o brasileiro trabalhou em sessões de testes, promovido.
É a segunda demonstração de força de Massa dentro da Ferrari.
A primeira foi sua própria contratação, ponto final de um plano traçado em 2001, quando ele corria na F-3000 e foi apadrinhado por Jean Todt, então diretor esportivo da escuderia. Foi o francês que o colocou na Sauber, numa permuta em descontos no fornecimento de motores. E foi o francês, já no cargo de diretor-geral, que o elevou a titular ferrarista mesmo com um currículo inexpressivo -desde Stefan Johansson, em 85, a Ferrari não tinha um piloto de histórico tão apagado.
Na F-1 desde 2001, Smedley trabalhou na Jordan até ser contratado pela Ferrari, há dois anos. Até a semana passada, não viajava para os GPs e se ocupava exclusivamente de testes privados.
Mais experiente, Delli Colli passou por equipes menores -Minardi, Sauber e Jordan- até chegar a Maranello, em 2002, e tornar-se o braço direito de Rubens Barrichello nas corridas.
"É importante existir uma sintonia, e a equipe tomou comigo a decisão de trocar. Trabalhei bastante com meu novo engenheiro na pré-temporada, no Bahrein, e sempre nos demos muito bem. Tenho certeza de que é uma mudança para melhor", afirmou.
"Meu último engenheiro era excelente, mas éramos dois latinos trabalhando juntos. Um engenheiro precisa passar tranqüilidade para o piloto, e não era bem isso o que estava acontecendo."
A nova parceria terá sua primeira prova hoje: às 9h (de Brasília), com TV, acontece o treino que definirá o grid de largada para a quinta etapa da temporada.
No treino livre de ontem, Massa foi apenas o 14º colocado, uma posição à frente de Rubens Barrichello, da Honda. Seus companheiros de equipe ficaram bem à frente. O ferrarista Michael Schumacher foi o terceiro, e Jenson Button terminou o dia em sexto.
O mais rápido foi Alexander Wurz, piloto de testes da Wil-liams, seguido pelo campeão Fernando Alonso, da Renault, atual líder do Mundial de F-1.


NA TV - Treino oficial para o GP da Europa, Globo, ao vivo, a partir das 9h


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