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AUTOMOBILISMO
Insatisfeito com italiano, brasileiro chia, e time efetiva inglês
Por Massa, Ferrari troca engenheiro
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A NURBURGRING
Piloto da Ferrari sem jamais ter
vencido uma corrida, obtido uma
pole ou cravado uma volta mais
rápida na F-1, Felipe Massa voltou
a saborear ontem o gosto de contar com um padrinho forte.
Na abertura dos treinos para o
GP da Europa, em Nurburgring,
na Alemanha, o brasileiro trabalhou ao lado do engenheiro inglês
Rob Smedley, 32. Desde 2002 e até
o GP de San Marino, duas semanas atrás, o responsável pelo acerto do segundo carro da escuderia
era Gabriele delli Colli, 39.
Massa, porém, não vinha se entendendo com o italiano. A crise
entre os dois explodiu nos boxes
de Imola, quando o brasileiro ficou irritado por ter sido retido ali
durante o treino classificatório e
liberado em meio ao tráfego, prejudicando suas voltas.
Lá mesmo, diante dos mecânicos e de Luca di Montezemolo,
presidente da equipe, Massa passou uma descompostura em Delli
Colli. Resultado, revelado ontem
em Nurburgring: o italiano foi
afastado da função, e Smedley,
com quem o brasileiro trabalhou
em sessões de testes, promovido.
É a segunda demonstração de
força de Massa dentro da Ferrari.
A primeira foi sua própria contratação, ponto final de um plano
traçado em 2001, quando ele corria na F-3000 e foi apadrinhado
por Jean Todt, então diretor esportivo da escuderia. Foi o francês
que o colocou na Sauber, numa
permuta em descontos no fornecimento de motores. E foi o francês, já no cargo de diretor-geral,
que o elevou a titular ferrarista
mesmo com um currículo inexpressivo -desde Stefan Johansson, em 85, a Ferrari não tinha um
piloto de histórico tão apagado.
Na F-1 desde 2001, Smedley trabalhou na Jordan até ser contratado pela Ferrari, há dois anos. Até a
semana passada, não viajava para
os GPs e se ocupava exclusivamente de testes privados.
Mais experiente, Delli Colli passou por equipes menores -Minardi, Sauber e Jordan- até chegar a Maranello, em 2002, e tornar-se o braço direito de Rubens
Barrichello nas corridas.
"É importante existir uma sintonia, e a equipe tomou comigo a
decisão de trocar. Trabalhei bastante com meu novo engenheiro
na pré-temporada, no Bahrein, e
sempre nos demos muito bem.
Tenho certeza de que é uma mudança para melhor", afirmou.
"Meu último engenheiro era excelente, mas éramos dois latinos
trabalhando juntos. Um engenheiro precisa passar tranqüilidade para o piloto, e não era bem isso o que estava acontecendo."
A nova parceria terá sua primeira prova hoje: às 9h (de Brasília),
com TV, acontece o treino que
definirá o grid de largada para a
quinta etapa da temporada.
No treino livre de ontem, Massa
foi apenas o 14º colocado, uma
posição à frente de Rubens Barrichello, da Honda. Seus companheiros de equipe ficaram bem à
frente. O ferrarista Michael Schumacher foi o terceiro, e Jenson
Button terminou o dia em sexto.
O mais rápido foi Alexander
Wurz, piloto de testes da Wil-liams, seguido pelo campeão Fernando Alonso, da Renault, atual
líder do Mundial de F-1.
NA TV - Treino oficial para o
GP da Europa, Globo, ao vivo,
a partir das 9h
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