São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA permite mudanças à Ferrari em Barcelona

Equipe identifica falha e altera motores para prova

DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) autorizou ontem a Ferrari a realizar modificações em seus motores para o GP da Espanha, que ocorrerá no próximo domingo.
Os propulsores são motivo de dor de cabeça para a equipe italiana em 2010. A escuderia tem enfrentado problemas nos carros de Fernando Alonso e Felipe Massa desde a primeira corrida do Mundial, no Bahrein. A Sauber, cliente da Ferrari, também sofre com a falta de confiabilidade dos propulsores.
Em quatro etapas, Alonso já foi obrigado a trocar três vezes de motor. O regulamento determina que cada piloto só pode usar oito motores por ano, sob pena de perder posições no grid -unidades já utilizadas, porém, podem ser reaproveitadas no decorrer da temporada.
Depois das quebras no carro de Alonso no GP da Malásia e nos treinos da China, engenheiros da escuderia italiana debruçaram-se sobre os motores da equipe na tentativa de encontrar possíveis falhas.
A Ferrari identificou o problema e pediu a autorização da FIA para poder resolvê-lo.
Em nota oficial, a equipe afirma que o trabalho exaustivo de seus engenheiros "produziu soluções para os problemas de confiabilidade vividos no Bahrein e na Malásia".
A equipe de Maranello não revela exatamente quais são as falhas. Acredita-se, no entanto, que o sistema de válvulas pneumáticas estava com vazamento de ar, o que causou o superaquecimento dos motores.
Segundo a Ferrari, as modificações devem estar prontas para os treinos livres de Barcelona, que começam amanhã.
Os dois carros italianos ainda vão estrear, juntos, nesta prova, um duto de ar inspirado no sistema criado pela McLaren.
O mecanismo reduz o arrasto aerodinâmico da asa traseira, o que confere mais velocidade ao carro nas retas. É uma inovação oportuna para Barcelona, um circuito com uma longa reta e curvas de alta velocidade.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pernambucano: Sport é campeão e já sonha com o hexa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.