UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Henin-Hardenne bate americana e pega Clijsters na final de Roland Garros

Bélgica pára Serena e terá 1ª campeã de Grand Slam

Associated Press
 
France Presse
Serena (acima), e as finalistas belgas Henin-Hardenne e Clijsters


DA REPORTAGEM LOCAL

O reinado de Serena e da família Williams em Grand Slams terminou. A força que agora concentra as atenções vem da Bélgica.
Com os torcedores vibrando com seus erros, a americana, campeã dos quatro últimos torneios da série mais importante do tênis, perdeu ontem para a belga Justine Henin-Hardenne por 2 sets a 1 (6/2, 4/6 e 7/5) em uma das semifinais de Roland Garros.
Henin-Hardenne, 21, que já havia derrotado Serena na decisão do Torneio de Charleston, em abril, interrompeu uma série de 33 vitórias consecutivas da líder do ranking em Grand Slams.
Sua adversária na final do Aberto francês, amanhã, será sua compatriota Kim Clijsters, 19, que ontem derrotou a russa Nadia Petrova por 2 a 0 (7/5 e 6/1).
Pela primeira vez com duas representantes na final, a Bélgica já garantiu um inédito título em um torneio de Grand Slam.
"É algo fantástico para a Bélgica. E que terá um grande impacto em meu país. Os belgas vão ficar loucos", afirmou Henin-Hardenne, quarta do ranking. "Também é bom para o tênis feminino ter duas pessoas diferentes na final."
As últimas quatro decisões dos torneios do Grand Slam foram monopolizadas pelas irmãs Williams, Serena, 21, e Venus, 22.
Venus, que neste ano já havia perdido a vice-liderança do ranking para Clijsters, caiu nas oitavas-de-final em Roland Garros.
"Espero que as coisas mudem", disse Henin-Hardenne. "Serena continua sendo uma grande campeã. É cedo para dizer algo, mas a diferença está diminuindo."
A discrepância entre as irmãs Williams e as outras tenistas começa no físico. Musculosas, as americanas apresentam um porte bem diferente das estrelas belgas. Serena mede 1,78 m e pesa 66 kg. Sua irmã, 1,85 m e 72 kg.
Namorada de Lleyton Hewitt, Clijsters mede 1,74 m e pesa 68 kg. Henin-Hardenne é menor e mais leve -1,67 m e 57 kg.
A eliminação de Serena foi marcada pela torcida amplamente favorável à tenista belga.
A americana chegou a chorar na entrevista após a partida ao se referir ao fato. "Não estou acostumada a chorar. Desculpe-me."
Serena também reclamou da falta de "fair play" da rival. No terceiro set, Henin-Hardenne levantou o braço assinalando ainda não estar pronta para jogar. A americana sacou na rede e pensou que teria o primeiro serviço. O juiz de cadeira, porém, não viu o gesto da belga, e ela não se acusou.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Saiba mais: De regiões rivais, finalistas falam idiomas distintos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.