São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ronaldo precisa de repouso"

Para o tratamento adequado das bolhas, médicos dizem que atacante tem de evitar traumas nos pés

Dermatologistas sustentam que 48 horas, prazo da cura estipulado pelo médico da seleção, dificilmente irão bastar para a cicatrização


LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A cicatrização das bolhas que atormentam o atacante Ronaldo depende de repouso. Ontem, três dermatologistas ouvidos pela Folha para comentar o tratamento ideal em casos como o do jogador foram unânimes em apontar o descanso como um fator essencial.
Anteontem, após Ronaldo deixar a partida contra a Nova Zelândia se queixando das bolhas nos dois pés, o médico da seleção, José Luiz Runco, estipulou prazo de 48 horas para que ele voltasse a treinar. Já o atacante falou em uma semana, que é um intervalo mais próximo ao indicado pelos especialistas consultados.
"O tempo de recuperação depende muito da pessoa, mas a cicatrização costuma ser mais lenta em locais de pele mais grossa. Na planta do pé, demora mais. Em tese, o período vai entre 10 e 14 dias até ficar 100%", conta Celso Sodré, secretário da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Uma das mais graves bolhas de Ronaldo, que estourou no último jogo, é justamente em um local de cicatrização mais lenta: o calcanhar esquerdo.
Sodré diz que, paralelamente a um creme cicatrizante, costuma recomendar uma pomada para evitar infecções em casos como esse. Na seleção, Runco recomendou a pomada Fibrase, que é cicatrizante, feita à base de uma enzima de origem bovina, o que afasta problemas com os exames antidoping.
O professor do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP José Antônio Sanches Júnior, além de recomendar repouso, afirma que há uma forma de tratamento que costuma ser usada para doenças mais graves, mas que pode agilizar a cura de bolhas causadas por trauma.
"Há curativos biológicos, estruturas parecidas com uma pele artificial, feitas com placas que estimulam a cicatrização.
Já Valéria Petri, titular do Departamento de Dermatologia da Unifesp, além de recomendar "uns dias de descanso" e compressas com chá preto, aponta que o estresse é um fator que pode ter contribuído com as bolhas de Ronaldo, na medida em que as pessoas suam mais quando estão emocionalmente pressionadas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Atleta pode ser poupado de treino hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.