São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha na Copa

A força que vem de cima

TALES TORRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

Se é reconhecida como gigante na história do futebol, a seleção alemã faz jus à fama com o segundo time mais alto da Copa-06: média de 1,84 m, atrás só dos tchecos (1,85 m).
A anfitriã é a que mais anotou gols de cabeça nos dois últimos Mundiais. Foram 13 (cinco em 1998 e oito em 2002) em 12 partidas.
Os comandados de Jürgen Klinsmann -ele mesmo um ex-atacante de estatura elevada, 1,81 m- terão o compromisso de manter o histórico de ser a seleção, desde 1998, que mais fez gols após jogada de bola parada. Foram 44,4% dos gols marcados após falta, escanteio ou pênalti. A média de gols em lances assim é de 28,0%.
Se Klinsmann teve cuidado em aprimorar a impulsão de seus atletas com exercícios específicos, o biótipo vai ajudá-lo: dos 11 titulares, seis têm altura igual ou superior a 1,89m. Dos 23 atletas, 19 (82,6%) têm 1,80m ou mais.
Lembre então desses dois exemplos às 13h de sexta-feira, quando os germânicos abrirão a Copa contra a Costa Rica, em Munique:
1) Em sua estréia no Mundial de 2002, a Alemanha bateu a Arábia Saudita com cinco gols de cabeça na vitória por 8 a 0. Klose fez três.
2) Nos últimos dois amistosos -contra Japão e Colômbia-, quatro dos cinco gols alemães saíram pelo alto.


Texto Anterior: TV: Audiência de Mundial deve chegar a 5 bi
Próximo Texto: Juca Kfouri: Lugar para Juninho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.