São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo alemão chama atenção pelo contraste

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Em meio aos participantes do carnaval no Soweto, o que mais chamava a atenção, pelo contraste, era um pequeno grupo de louros branquíssimos fantasiados de feiticeiros e bruxas, o Stumpenhexen, da Alemanha.
Bianca Wodzisz, 27, explica que eles costumam celebrar o fim do inverno em seu país em fevereiro. Vieram à África do Sul a convite do Instituto Goethe, que os levou ao Carnaval carioca de 2003.
De acordo com Wodzisz, o grupo está sendo recebido com simpatia e curiosidade por todo o país.
No entanto, quando se apresentou, anteontem, no mesmo Mofolo Park, fez-se um grande silêncio. E ontem, ao serem anunciadas por alto-falante as delegações participantes, a única que recebeu um esboço de vaia foi a alemã.
Vestidos de camisetas com o logotipo do governo Lula, doadas pelo Ministério dos Esportes, o bloco brasileiro, do grupo Batala, trazia representantes nacionais misturados a sul-africanos.
Havia ainda grupos da Coreia do Sul e da França, além de representantes de Nigéria, Argélia, Gana e outros países africanos.
(PCC E JGC)


Texto Anterior: Carnaval antecipado
Próximo Texto: Bloco de policiais é o maior do desfile
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.