São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schiavone é 1ª italiana a vencer Grand Slam

DE SÃO PAULO

Antes da atual edição de Roland Garros, Francesca Schiavone nunca havia conseguido ir além das oitavas de final em um Grand Slam.
Ontem, ela derrotou a australiana Samantha Stosur por 6/4 e 7/6 na final em Paris a se tornou a primeira italiana a vencer um dos quatro maiores torneios do tênis.
Aos 29 anos, Schiavone também é a segunda mais velha tenista a conquistar seu primeiro Grand Slam.
A italiana aparece atrás apenas da britânica Ann Jones, que venceu em Wimbledon-1969, aos 30 anos.
Na 17ª posição do ranking, a italiana é apenas a quarta tenista fora do top 10 a vencer em Roland Garros.
Sua campanha em Paris vai colocá-la pela primeira vez no seleto grupo amanhã -vai aparecer em sexto.
Sua adversária, que também disputava a primeira final de Grand Slam da carreira, era a favorita para se tornar a 37ª campeã no profissionalismo (desde 1968).
Além de estar mais bem colocada no ranking (sétima), Stosur havia batido a líder do ranking, Serena Williams, e outras duas ex-número um, a belga Justine Henin e a sérvia Jelena Jankovic, na rota até a decisão.
Além disso, Stosur liderava o confronto direto em 4 a 1, vencendo os quatro últimos encontros, incluindo a primeira rodada de Roland Garros no ano passado.
"É o dia mais importante da minha vida. Samantha é uma tenista boa, mas joguei de maneira muito mais agressiva", disse Schiavone, que chegou a estar perdendo o segundo set por 4 a 1. Após conquistar o título, a italiana voltou a beijar a quadra, como havia feito após as quartas e a semifinal.
Na cerimônia de premiação, após discursar inclusive em italiano, Schiavone chegou a se dirigir para pegar o troféu que estava colocado cima da mesa.
Depois, a tenista pegou o microfone e agradeceu a presença de Mary Pierce, campeã do torneio em 2000, que estava ali para fazer a entrega do prêmio.


Texto Anterior: Brasileiro ajuda os EUA contra tabu de 33 anos
Próximo Texto: Giba dita ritmo de vitória brasileira contra a Bulgária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.