São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

No lixo
As lideranças do futebol querem implodir o Estatuto do Desporto antes mesmo de sua aprovação na Câmara. Depois do Clube dos 13, agora é a CBF quem defende a criação de um Estatuto do Futebol.

Boca a boca
A proposta foi feita formalmente pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da República ficou de analisar.

Agenda pública
Os fóruns regionais para debater o Estatuto do Desporto começarão por São Paulo, provavelmente em 15 e 16 de agosto. Integrante da comissão especial encarregada de oferecer parecer às emendas do projeto, a deputada Mariângela Duarte (PT-SP) deve coordenar o evento.

Quase lá
O Paulista-2005 terá 19 datas, de acordo com o calendário divulgado ontem pela CBF. É uma a menos do que Marco Polo Del Nero havia pedido à entidade. Teixeira calculou que só será possível adequar a agenda nacional à européia em 2007. O primeiro passo é unificar o calendário sul-americano.

Esperança russa
Cética quanto às chances de negociar Luis Fabiano por US$ 20 milhões -valor da multa rescisória-, a diretoria do São Paulo avalia que só um cartola no mundo seria capaz de desembolsar a soma: Roman Abramovich. O magnata russo, dono do Chelsea e parceiro do CSKA, ofereceu no início do ano US$ 12 milhões pelo atacante.

Esparadrapo
Primeiro, o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan disse que o São Paulo negociava com Rivaldo. Depois, Luis Fabiano comentou que o santista Renato estava para acertar com o clube. Irritados, os cartolas estudam maneiras para fechar a boca de seus funcionários e diminuir as especulações sobre contratações.

A história se repete
À maneira do que aconteceu com Ronaldo e Rivaldo antes da Copa-2002, o médico José Luiz Runco desafia o ceticismo de colegas e diz que vai recuperar um destaque do Brasil para um torneio importante. Craque da seleção feminina, Kátia Cilene torceu o joelho e tem ameaçada sua presença em Atenas.

Santo milagreiro
A atacante deixou Teresópolis, local de preparação do time do técnico Renê Simões, e está no Rio, onde faz duas sessões diárias de fisioterapia aos cuidados de Runco. O médico afirma que ela estará pronta para jogar 20 dias antes da Olimpíada. "Minha participação está nas mãos dele", aposta Kátia Cilene.

Tampa do caixão
Dirigentes da Liga Rio-SP decidiram em reunião ontem extinguir oficialmente a entidade. Ausente, Eurico Miranda diz que nada será feito sem o Vasco. "Ninguém acaba com uma sociedade sem a assinatura de todos os sócios." Os presentes alegam que a maioria é suficiente.

Vaga-lume
Estevam Soares vai colocar o Palmeiras para treinar à noite. Programado para as 17h30, o início da atividade de hoje no Parque Antarctica será retardado até que a noite caia. O treinador quer testar a iluminação do estádio, que foi reformada.

Sempre cabe mais um
Com o investimento do Grupo Universo em Juiz de Fora (MG), o Nacional feminino de basquete deve ter recorde de dez times de quatro Estados: SP (seis), MG (dois), PR (um) e SC (um).

Hidroginástica
A Confederação Brasileira de Ginástica busca patrocínio para construir uma piscina no centro de treinamento mantido pela entidade, em Curitiba. O local serviria para as atletas fazerem hidroginástica e fisioterapia.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do deputado federal Gilmar Machado (PT-MG), relator do Estatuto do Desporto, sobre as críticas ao projeto:
- Muita gente não gostou do Estatuto do Torcedor e da Lei de Moralização e hoje tem de engolir os avanços que trouxeram.

CONTRA-ATAQUE

Mão de vaca

No ano passado, para marcar o primeiro título de Grand Slam de um tenista suíço, a organização do Torneio de Gstaad resolver presentear o campeão de Wimbledon, Roger Federer, com uma vaca leiteira de 800 kg, que foi batizada de Juliette.
Federer repetiu a dose na grama londrina agora, mas os dirigentes do evento suíço decidiram não fazer o mesmo.
- Não vamos presenteá-lo com uma vaca neste ano. Juliette já teve um bezerro, e Roger não vai precisar de uma nova vaca agora, disse uma porta-voz.
A decisão de não dar um novo animal a cada título no mais tradicional torneio do mundo deve evitar gastos a Gstaad. O líder do ranking, dono de 17 títulos, é apontado pelos especialistas como grande candidato para bater o recorde de Pete Sampras, heptacampeão de Wimbledon.


Próximo Texto: Copa América dá largada, mas América ainda boceja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.