São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venus bate Serena e alcança o penta em Wimbledon

DA REPORTAGEM LOCAL

Venus Williams conquistou seu quinto título de Wimbledon ao derrotar ontem a irmã Serena por 2 sets 0 (7/5 e 6/4).
A norte-americana, que defendia o título do ano passado, apresenta agora o retrospecto de 5 vitórias e 2 derrotas em decisões do Grand Slam inglês.
Seus dois vice-campeonatos aconteceram diante da irmã, em 2002 e 2003, justamente a última tenista a conseguir revalidar o título de Wimbledon.
"É tão recompensador jogar aqui", afirmou a pentacampeã. "Toda vez que eu volto aqui sei que tenho chance de jogar bem e fazer história."
A final de ontem foi a primeira monopolizada pelas irmãs Williams desde 2003. Foi a sétima vez que elas decidiram um Grand Slam, e Serena segue em vantagem com cinco vitórias.
No geral, porém, Venus, 28, conseguiu empatar o confronto com Serena, 26, em 8 a 8.
Em Wimbledon, as irmãs Williams faturaram o título em sete das dez últimas edições.
"Primeiro, tenho que dizer que Serena fez um grande jogo", disse Venus. "Foi realmente uma dura tarefa derrotá-la."
A irmã mais nova das Williams começou muito bem e conseguiu quebrar o saque da irmã logo no game inicial.
Venus empatou a partida no oitavo game e viu Serena perder o ímpeto inicial. Ela aproveitou o momento, voltou a quebrar o serviço da irmã no 12º game para fazer 1 a 0.
No segundo set, Serena voltou a abrir vantagem no início, permitiu o empate e perdeu o saque em um momento crucial.
"Não posso acreditar que são cinco [títulos]", comemorou Venus. "Foi muito difícil ganhá-los", completou.
"Estou feliz por pelo menos uma de nós ter vencido", afirmou Serena. "Ela jogou incrivelmente bem neste ano. Nós estamos muito felizes por estarmos na final novamente."
Em um torneio cheio de surpresas, no qual pela primeira vez desde 1927 nenhuma das quatro primeiras cabeças-de-chave alcançou as quartas-de-final, as irmãs Williams tiveram domínio completo.
As duas alcançaram a decisão sem ceder nenhum set.
Três horas depois de se enfrentarem, as irmãs conquistaram o título de duplas ao derrotarem a americana Lisa Raymond e a australiana Samantha Stosur, por 6/2 e 6/2. Lado a lado, elas também venceram todas as partidas por 2 a 0.
Serena e Venus buscavam o terceiro título de duplas em Wimbledon. Em 2002, elas já haviam disputado a final de simples antes da de duplas.
Naquele ano, Serena conquistou o título individual do Grand Slam inglês pela primeira vez, e, no dia seguinte, as irmãs bateram Virginia Ruano Pascual (ESP) e Paola Suárez (ARG). Foi, então, a primeira vez que as finalistas de simples conquistaram o título de duplas de Wimbledon na Era Aberta (profissionalismo).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tênis vê maior rivalidade em 40 anos
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.