São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França e Itália têm revanche quente

Repetição da final da Copa acontece hoje e entra para a história como a reedição mais rápida e importante das decisões

Franceses, sem Zidane, vão para a vingança contra os italianos, sem Materazzi, pelas eliminatórias da Euro-2008 no estádio Saint-Denis


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A vingança é um prato que se come frio. O ditado pode ser verdade, mas não vale para o esperado duelo de hoje entre França e Itália pelas eliminatórias da Eurocopa-2008. O prato da vingança pela final da Copa-2006 está tão quente que nunca uma outra revanche de decisão de Mundial aconteceu tão cedo e em jogo tão importante.
Os franceses, derrotados nos pênaltis pelos italianos em Berlim após um 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, podem bater em casa os rivais menos de dois meses após a épica confusão entre Materazzi e Zidane.
Será a primeira vez que uma final de Mundial é reeditada no mesmo ano em que aconteceu. Já houve caso de espera de sete anos para a repetição de um confronto desse tipo -Brasil e Suécia se encontraram após a final de 1958 apenas em 1965.
Também é o duelo mais importante dentre todos os primeiros reencontros de finalistas de Copa. Dessas revanches, 13 foram partidas amistosas. A reedição mais relevante até hoje tinha sido o Brasil x França na Copa das Confederações de 2001, quando, quase três anos após a final no Saint-Denis, as duas seleções voltaram a campo com diversos suplentes.
Além do período curto entre dois duelos oficiais e cruciais entre França e Itália, ainda está fresca na memória dos torcedores e jogadores a cabeçada de Zidane em Materazzi após o meia ter sua família ofendida pelo zagueiro italiano no dia 9 de julho -o francês foi expulso durante a prorrogação da final.
""A vingança é para os torcedores, não para os jogadores. Se vencermos a Itália, não ficaremos com o troféu de campeão do mundo. O importante é conquistar os pontos", afirmou o zagueiro francês Thuram.
As duas seleções estão no Grupo B das eliminatórias da Euro. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a fase final, na Áustria e na Suíça.
Nem todos os franceses, porém, sentem o jogo de hoje como Thuram. ""É um desapontamento permanente para mim [a final da Copa]", afirmou o técnico Raymond Domenech.

NA TV - França x Itália
ESPN Brasil, ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Cruzeiro: Meia Wagner, doente, está fora
Próximo Texto: Italiano quer que francês se desculpe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.