São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeca Gusmão passa mal e desmaia após ganhar prova

Nadadora, que ganhou 16 kg em quatro anos, teve falta de ar no José Finkel

DA REPORTAGEM LOCAL

Rebeca Gusmão venceu os 50 m livre no Troféu José Finkel e deu um susto após a prova.
Ela desmaiou fora da piscina, com falta de ar, foi socorrida por outra nadadora e recebeu os primeiros socorros dos médicos de plantão no parque aquático da Unisul, em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis (SC).
A campeã pan-americana da prova passou mal após a vitória no Finkel, que é a quarta seletiva do país para a Olimpíada. Rebeca já tem índice para competir em Pequim-2008 nos 50 m livre e nos 100 m livre.
A nadadora, que é asmática, teve refluxo na véspera, segundo os médicos, após ter comido um sanduíche. A crise de ontem não teve relação com asma, de acordo com os especialistas. No Pan-07, tinha sofrido crise asmática após o 4 x 100 m.
"Ela teve abalos musculares e vômitos logo após competir. Começou a passar mal na véspera e chegou a tomar raniditina. Hoje [ontem], vomitou após o café da manhã", disse a médica Renata Castro, coordenadora do serviço de antidoping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
"Depois da prova, sua pressão ficou em 17 por 10, o que é normal após o exercício."
Rebeca foi atendida no ambulatório da Unisul e, depois, levada ao Hospital Celso Ramos por precaução.
A brasiliense de 22 anos bateu Flávia Delaroli, que marcou 25s66. Com 25s60, Rebeca ficou distante do melhor tempo na carreira: 25s05, obtido no Pan do Rio, em julho.
Melhor velocista do país, Rebeca ganhou 16 kg em quatro anos. Segundo ela, graças à musculação. Em 2003, media 1,77 m e pesava 66 kg. Agora, com 1,78 m, tem 82 kg.


Texto Anterior: Torneio sela passagem de bastão
Próximo Texto: Revanche: Cielo, agora, perde de Nicholas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.