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FIA diz ter evidências em caso de espionagem
Pivô da crise é acusado de sabotar os carros da Ferrari
DA REPORTAGEM LOCAL
A polêmica da espionagem
na F-1, envolvendo Ferrari e
McLaren, ganhou novos contornos e ingredientes que podem alterar os rumos do disputado campeonato mundial.
Giuseppe Tibis, promotor
público de Modena, na Itália,
afirmou à "Gazzetta dello
Sport" que Nigel Stepney, ex-engenheiro da Ferrari, está envolvido na tentativa de sabotagem dos carros da escuderia
antes do GP de Mônaco, disputado em maio passado.
Na ocasião, foi encontrado
um pó branco na entrada de
combustível dos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen.
Vestígios do mesmo elemento
estavam no bolso de Stepney,
que negou envolvimento.
"Existe a suspeita de que
Stepney foi o responsável pela
manipulação do pó que poluiu a
gasolina", disse o promotor.
Stepney também está envolvido no imbróglio entre os times que surgiu há dois meses,
quando Mike Coughlan, projetista-chefe da McLaren, foi surpreendido com um dossiê contendo documentos confidenciais da Ferrari. Stepney admitiu ter fornecido os dados.
Ontem, a Federação Internacional de Automobilismo
anunciou ter recebido novas
evidências sobre esse caso e
cancelou a reunião da Corte de
Apelações, marcada para o dia
13. A entidade diz que a data será usada para nova audiência
do Conselho Mundial, com a
presença de representantes das
duas equipes. Se confirmado o
uso do material obtido por
Coughlan, a equipe de Woking
pode sofrer desde uma multa
até a exclusão do Mundial.
Na Europa, já se fala em decisão política. Só a McLaren perderia pontos, e não os pilotos,
para não manchar o campeonato mais disputado desde 1999.
A McLaren lidera o Mundial
de construtores com 148 pontos, 11 a mais que a Ferrari. Entre os pilotos, Lewis Hamilton
está com 84 pontos, cinco à
frente de Fernando Alonso.
Considerada culpada, a
McLaren não foi punida na primeira audiência do conselho,
gerando reclamação da Ferrari.
A pressão dos italianos fez
com que Max Mosley, presidente da FIA, marcasse audiência na Corte de Apelações para
esclarecer o caso. Em nota, a
McLaren disse que "continuará
cooperando com a FIA." A
qualquer decisão cabe recurso,
que só deve acontecer em outubro, próximo da última etapa,
em 21 de outubro, no Brasil.
Com agências internacionais
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