São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Descida da montanha em ascensão

O snowboard segue obtendo adeptos no Brasil, com resultados surpreendentes em competições no exterior

APESAR DAS limitações geográficas o snowboard continua ganhando adeptos no Brasil. O crescente número de brasileiros nas montanhas tem tido reflexo nos campeonatos, que este ano na Continental Cup -etapa sul-americana do circuito mundial FIS- tiveram resultados surpreendentes.
Na prova de slope style, que mescla obstáculos do street skate com saltos de snowboard, o catarinense Gustavo Bauer garantiu o primeiro lugar, e mais dois brasileiros, André Ciwisnky e Mario Zulian, ficaram entre os dez primeiros. A prova, inédita nos eventos sul-americanos da entidade, integra o esforço conjunto das duas principais federações mundiais para inclusão da modalidade na Olimpíada de Inverno.
No feminino, Isabel Clark reforçou a condição de favorita e ganhou medalha nas três modalidades que disputou. Concluindo o 13º ano seguido como campeã brasileira, hoje faz parte da elite mundial do esporte. Competindo com atletas de vários países foi prata no slope style e no boardercross e bronze no giant slalom. A novata Nathali Oliani, estreante na FIS e pupila de Isabel, ficou com o quarto lugar no slope.
No boardercross masculino, Ricardo Moruzzi foi o brasileiro mais bem colocado, ficando em 14º. Já no giant slalom, prova alpina de velocidade e com a qual tem mais afinidade, Moruzzi ficou com o bronze.
As provas do Brasileiro open, após o evento principal da FIS, ganham cada vez mais competitividade e registraram número recorde de inscritos. A competição originalmente era uma confraternização entre amigos.
O fairplay continua, mas as performances vêm evoluindo, e hoje o evento funciona como trampolim para quem busca espaço internacional. Pela segunda vez o Brasileiro foi em El Colorado, Chile, e fez falta a prova de vertical no Half Pipe.
De Gustavo Bauer a José Júnior, passando por Nathali e Isabel Clark, e ainda Mario Zulian, Felipe Motta, André Ciwysnki, Ricardo Moruzzi, entre outros, como registro fica a nítida evolução e a sólida presença nacional nas montanhas. A tecnologia já está disponível e, quem sabe, num futuro próximo e com algum investimento, poderemos ter nossas próprias pistas.

RALI DE KITESURFE
Os Lençóis Maranhenses serão palco do Red Bull Janela dos Ventos, dia 13. Prova de resistência, reunirá alguns dos melhores do mundo, que terão só kite e GPS.

PÁRA-QUEDISMO - SWOOP
Modalidade disputada com velame de alta performance e pouso precedido por um deslizar sobre um espelho d'água é a principal atração do XTown Extreme Week, que começa dia 13 em Cássia, MG.

SKATE MASTER E LEGENDS
No tradicional banks do Itaguara Country Club, em Guaratinguetá, competem no fim de semana atletas que fizeram a história do skate.


sarli@trip.com.br

Texto Anterior: Seleção: Time viaja para jogos nos Estados Unidos
Próximo Texto: Dualib revela pagamento no exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.