São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete comemora autoestima

Êxito do Brasil na fraca Copa América mexerá com o Nacional, diz técnico

Seleção masculina vence Canadá por 73 a 65 e busca título da competição, que não teve em quadra atletas de suas principais forças

JOSÉ EDUARDO MARTINS
MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A boa campanha da seleção masculina na Copa América serviu para aumentar a autoestima do basquete nacional.
O Brasil se classificou para a final ontem, ao vencer o Canadá por 73 a 65. Poupado no jogo anterior, Leandrinho foi o cestinha do jogo, com 22 pontos.
O adversário sairia da semifinal disputada entre Argentina e Porto Rico, não encerrada até a conclusão desta edição.
"Isso [a autoestima] é importante para todos nós, inclusive para o NBB [campeonato nacional de clubes], que ano a ano tem que ser melhor. Espero também que as meninas vençam a Copa América em Mato Grosso", disse o técnico do Brasil, Moncho Monsalve.
Apesar de o torneio continental não contar com times titulares dos EUA e da Argentina, a conquista da vaga no Mundial da Turquia já faz o técnico vislumbrar metas para 2010.
"Para mim, [conquistar a Copa América] não é um grande milagre, uma grande coisa, pois o Brasil tem um grande time. Já no Mundial, o objetivo do Brasil é estar entre os seis melhores", afirmou Moncho.
Ciente da baixa qualidade dos rivais, a Confederação Brasileira de Basquete faz uma análise positiva do torneio. "O ponto mais importante é que temos a união deste pessoal que joga na NBA e na Europa. O grupo está fechado", disse Carlos Nunes, presidente da CBB.
O ala Leandrinho destacou a importância de Moncho para o bom desempenho da equipe.
"Os jogadores assimilaram o sistema de jogo do técnico e os resultados são as vitórias. Sabemos que ainda precisamos corrigir alguns detalhes na parte ofensiva, o que é normal."
O técnico da equipe brasileira espera até que a campanha da Copa América seja utilizada como exemplo para toda a estrutura do basquete nacional.
"Não basta só desenvolver a equipe nacional. Temos que preparar os técnicos mais jovens urgentemente. Precisamos também desenvolver um trabalho melhor com jovens jogadores, pois o Brasil é um país grande", avaliou Monsalve.
"Hoje, há muitas dificuldades, mas temos que aproveitar esse momento para desenvolver o esporte no país. Se não fizermos isso agora, será um grande erro", completou ele.


NA TV - Final da Copa América
ESPN Brasil e Sportv, às 22h



Texto Anterior: A rodada: Inter tenta interromper série do Avaí em casa
Próximo Texto: Tênis: Nadal faz duelo espanhol no Aberto dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.