São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Conexão Saquarema-Sunset

O surfista Leonardo Neves roubou cena no Havaí, mas acabou superado no final por atleta nativo

OS QUATRO FINALISTAS já haviam disputado três baterias na terça quando foram para a água decidir o campeonato. As ondas variavam de três a quatro metros nas exaustivas condições de Sunset Beach, Havaí.
O O'Neill World Cup of Surfing foi a última etapa do World Qualifying Series, divisão de acesso do Mundial, e a segunda do prestigioso circuito de três provas que define o "Rei do Havaí", o Vans Triple Crown of Surfing, em sua 25ª edição.
Além da boa premiação de um seis estrelas prime, estavam em jogo vagas para a elite em 2008, pontos importantes para o ranking do rei e, o que ocorre no Havaí quando o mar sobe, a bravura dos competidores.
Entre os que superaram a seqüência de baterias e chegaram à grande final anteontem estavam o campeão mundial de 2008, o australiano Mick Fanning, seu conterrâneo Daniel Ross, o nascido, criado e marrento local de Sunset Makua Rothman e o brasileiro Leonardo Neves.
Os dois primeiros chegaram na condição de favoritos. O primeiro pelo conjunto da obra e o segundo, que dependia do resultado para assegurar vaga no WCT, pelo que apresentou na etapa (venceu as seis baterias anteriores à final e tinha as duas melhores somas do evento).
Mas foi o brasileiro quem roubou a cena. Leo, 28, surfou como se estivesse num dia grande em Itaúna, Saquarema, RJ, onde mora. Com extrema disposição, dominou a bateria de 35 minutos até os momentos finais, quando Makua, precisando de 9,2 pontos, pegou uma da série e encaixou um tubo, que levantou a torcida, para marcar 9,5, virar a final e iniciar a festa dos havaianos.
Leo lamentou o fato de a bateria "muito longa" contribuir para a virada a dois minutos do término, mas comemorou o resultado e parabenizou o amigo campeão.
Rodrigo Dornelles, 33, ficou em nono na etapa e fechou o ano na terceira posição no WQS. Aos 33 anos, ele é o brasileiro mais bem colocado na temporada, garantindo, com o 18º lugar no WCT, vaga pelos dois rankings, mesma situação de Adriano de Souza. Jihad Kodhr e Heitor Alves são os novos integrantes para 2008. Leo ocupa a 19ª posição e defende a vaga em Pipeline, que começa no sábado e é a última chance para Neco Padaratz se manter na elite.

Finais do WCT
No masculino, é em Pipeline, no feminino, no mesmo período de 8 a 20 de dezembro, e com o título em aberto, a decisão será em Honolua Bay, Maui, Havaí. A australiana Stephanie Gilmore, a brasileira Silvana Lima e peruana Sofia Mulanovich, que venceu a penúltima etapa em Sunset, estão na luta.

Ginástica natural
Depois de Rickson Gracie, Alvaro Romano, criador de treino baseado nos movimentos dos animais, está na casa da Quiksilver, no Havaí, para treinar a equipe.


sarli@trip.com.br

Texto Anterior: F-1: Renault responde a acusações de espionagem
Próximo Texto: Boca Juniors: Time embarca para o Japão com Riquelme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.