São Paulo, terça-feira, 07 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente já descarta salto de qualidade no Pan

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois anos após a aprovação da Lei Piva, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, acredita que ainda é precipitado um salto de qualidade do país no Pan-Americano de Santo Domingo (República Dominicana), que será disputado entre 1 e 17 de agosto.
Após o fracasso nos Jogos de Sydney-2000, quando o Brasil não conseguiu nenhuma medalha de ouro, Nuzman evita criar grandes expectativas com a delegação do país.
"Tivemos grandes mudanças em 2002 em termos de estrutura logística, apoio a confederações, atletas e treinadores. Mas ainda é precipitado para conseguirmos um salto de qualidade no Pan-Americano de Santo Domingo", disse o dirigente.
Nuzman reconhece, no entanto, que várias modalidades conseguiram verbas inéditas para o desenvolvimento de seleções permanentes. "Muitos esportes têm dificuldade de conseguir patrocínio. Isso não é só no Brasil, acontece na maioria dos países", disse ele.
No ano passado, as confederações olímpicas receberam, na forma de reembolso por recursos conseguidos em 2001 pela Lei Piva, R$ 2.074.057.
O total de recursos liberados pelo COB às confederações em 2002, via Lei Piva, deve ser divulgado até o fim do mês.
O balanço do comitê deve ser divulgado em fevereiro. Pela medida provisória 79, editada há dois meses, as entidades esportivas têm até 14 de fevereiro para publicarem seus balanços, auditados por empresas independentes, referente a 2002.
"Foi saudável a edição da MP79 por dar mais transparência a clubes e federações. Mas acho necessário alguns ajustes. O prazo é muito curto. A auditoria terá que correr para entregar a documentação no prazo", disse Nuzman. (ALF E JCA)


Texto Anterior: Olimpíada: Mesmo com Lei Piva, COB tem prejuízo
Próximo Texto: Basquete: Brasileiros falham na "missão" de salvar time da 2ª divisão na Itália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.