São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carência de patrocinador magoa atleta

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo depois de substituir Daiane dos Santos e Daniele Hypólito na condição de estrela da ginástica artística nacional em 2007 e se tornar tão popular a ponto de ser convidada à "Ilha de Caras", Jade Barbosa, 16, não ostenta hoje patrocínio pessoal. E isso a faz sofrer.
Principal nome da seleção feminina no Pan do Rio (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), em julho, e no Mundial de Stuttgart (1 bronze), em setembro, Jade admite que não tinha em mente iniciar esta temporada sem patrocínio.
"Isso me deixa um pouco triste. Não pensava que seria tão difícil, depois de tudo o que foi feito, especialmente após o Mundial. Mas tenho que ter paciência", diz Jade.
A desilusão da atleta, que hoje recebe salário na CBG -a Caixa Econômica Federal patrocina a seleção-, deve-se ao fato de hoje mal conseguir custear as ligações telefônicas que realiza para os familiares no Rio.
"Somente de conta de telefones e celulares, vai o salário. De vez em quando, chega uma ou outra proposta de empresas, mas sempre exigindo mais da Jade do que querendo realmente ajudá-la", afirma o arquiteto César Barbosa, pai da ginasta.
A empresária e madrasta da ginasta concorda. "Estamos buscando, mas todos acham que ela é nova na ginasta. Mas já tem história no esporte, está na ginástica há quase dez anos", afirma Elisete Lopes Chagas.
Segundo a família, alguns projetos, como o de transformar a ginasta em personagem de quadrinhos e o de lançar um site oficial da atleta, encontram-se parados por falta de investidores.
O drama de patrocínio na vida de Jade não é novidade. Em 2004, quando já despontava e não tinha salário nem patrocínio, a ginasta do Flamengo teve a ajuda do ex-pivô de basquete Amaury Passos, bicampeão mundial (1959 e 1963), para poder disputar o Pan de ginástica em El Salvador, de onde voltou com três medalhas.0 (CCP)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tênis: Nadal é massacrado em final na Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.