São Paulo, quinta, 7 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IATISMO
Ouro nos Jogos de Atlanta-96, brasileiro participa do Mundial de laser, na Austrália
Scheidt inicia busca de vaga olímpica

da Reportagem Local

O iatista Robert Scheidt, 25, começaria hoje a disputa pela vaga brasileira na classe laser para a Olimpíada de Sydney-2000.
Em Melbourne, Austrália, o brasileiro, dono do ouro olímpico em Atlanta-96, estrearia na madrugada de hoje -13h em Melbourne- no Mundial da classe laser, em que busca o tetracampeonato, inédito na história da categoria.
A competição é a primeira entre as que vão contar pontos para o ranking olímpico brasileiro, cujo primeiro colocado deverá ficar com a vaga para Sydney-2000, de acordo com os critérios estabelecidos pela Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM).
Foram selecionados pela entidade, para fazer parte do ranking, os seguintes eventos: Campeonatos Brasileiros de 1999 e 2000; Pré-Olímpicos brasileiros de 1999, em Vitória, e de 2000, em Búzios; Semana de Spa 1999, na Holanda; Semana de Kiel 1999, na Alemanha; e os Mundiais de 1999 e 2000.
Em março do ano passado, Scheidt conquistou para o Brasil o o direito de participar dos próximos Jogos Olímpicos, após ter se classificado no sexto lugar no Mundial da Isaf (Federação Internacional de Iatismo), realizado em Dubai, nos Emirados Árabes.
Apesar do resultado, Scheidt não assegurou que será o representante do Brasil em Sydney-2000.
Além dele, estão disputando a vaga, a partir de hoje, em Melbourne, os também brasileiros João Signorini, Luciano Oliveira, Marcelo Fuchs, Dennis Koch, Paulo Pomerantzeff e Alexandre Saldanha.
Segundo Scheidt, que aparece como favorito diante dos compatriotas, seu maior concorrente é o carioca Signorini.
Pelo tetracampeonato, na disputa que começaria hoje, a rivalidade fica por conta do inglês Ben Ainslie, prata em Atlanta-96.
Também estão na disputa o norueguês Peer Morberg, bronze na última Olimpíada, e o sueco Karl Suneson, sempre citado por Scheidt como perigoso.
O australiano Michael Blackburn, quarto colocado na última Olimpíada, também está entre os principais concorrentes do brasileiro, por conhecer muito bem a baía de Port Philip, local do evento.
O Mundial, em Melbourne, terá 14 regatas, com 2 disputas por dia, até a próxima quarta-feira.
Após dez regatas, os 71 competidores com melhor desempenho -metade do total de inscritos- estarão classificados para a flotilha ouro, uma espécie de fase final, que decidirá o campeão.
Scheidt, que participa de seu oitavo Mundial, preparou-se para esta edição com cuidado.
Ele está na Austrália desde o dia 6 de dezembro, acompanhado pelo técnico Cláudio Biekarck.
Dos dois campeonatos preparatórios que disputou, venceu um e foi vice-campeão no outro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.