São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garrincha só sossegou com 2º rádio

DO ENVIADO A BRASÍLIA

Uma das histórias mais folclóricas da Copa-58 envolveu Mário Trigo e Garrincha. Em ""O Eterno Futebol", o livro de Trigo, consta que Garrincha de fato achou que seu rádio "falava sueco" e que o ponta foi ludibriado pelo massagista Mário Américo.
"Ele deu golpe no Mané", falou Trigo à Folha.
Américo tratava de Garrincha, que estava entretido com o pequeno rádio transistorizado. Perguntou quanto ele havia pagado pelo objeto. ""180 coroas", falou o ponta, que foi em seguida enganado.
"Como vai levar ele para o Brasil se ele só fala sueco?", perguntou Américo, oferecendo 90 coroas para Garrincha ""amenizar" seu prejuízo. O negócio foi feito: Américo ficou com o rádio dele, e o ponta foi reclamar com Trigo, que o ajudara a comprar a peça.
Trigo pegou então 180 coroas com Paulo Machado de Carvalho e comprou outro rádio para Garrincha, que ficou satisfeito com o rádio ""multilíngüe".
Garrincha, brincalhão como Trigo, tem várias histórias com o dentista, como a que deixou de comprar gravatas na Itália, onde o Brasil fez amistosos antes da Copa-58, porque a loja italiana não tinha gravata estrangeira.
"Gravata nacional compro no Brasil", diz Garrincha no livro de Trigo.
Segundo Vâni Trigo, as piadas do marido eram de todo tipo. "Fazia piada de tudo. Tinha as bravas, mas na boca do Mário nem parecia palavrão pela graciosidade que ele falava. Ele criava piadas, cem por dia, as gravava e as dava para o Chico Anysio aproveitar."
Trigo ainda fala seus palavrões. ""Garrincha era um puta jogador." E Gilmar? ""Puta que pariu, esse era um grande goleiro."
Indagado sobre qual seria sua maior paixão, o futebol ou a odontologia, a resposta vem fácil: ""Futebol". Dona Vâni, humilde, se coloca como quarta paixão. ""Em terceiro, vêm os cavalos de corrida." (RBU)


Texto Anterior: Gafe: No site, CBF esquecia Trigo até ontem
Próximo Texto: Há 50 Anos: Seleção é vaiada após empate com o Paraguai no Pacaembu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.